Atualizado em 04/01/2014
Nos últimos dias, o Brasil parou. Não, não foi por causa da Copa das Confederações! Pelo contrário, manifestações contra os gastos no evento inflamaram ainda mais a população, que, por estes e tantos outros motivos, foi à rua.
Se o país passa por um momento de protestos generalizados, nada mais sensato do que destacar a participação dos rappers nos movimentos. Afinal, são tantos anos pedindo por isso em suas letras que os artistas não perderam tempo em participar ativamente, da maneira que podiam. Aliás, falando em letras de protesto, vários RAPs foram usados para expressar indignação através de cartazes e faixas!
Veja abaixo de que maneira os rappers participaram dos protestos:
*OBS: obviamente, vários rappers foram ao protesto e não tiraram foto ou tiraram e não publicaram na Internet ou tiraram, publicaram na Internet e a gente não viu. Nossa publicação não é para cobrar ninguém, pelo contrário, é pra ilustrar o quanto o RAP em geral está envolvido nos protestos e destacar momentos da hora das manifestações!
Cone Crew Diretoria
Conhecidos pela irreverência e pela bagunça, os cariocas não só foram pra rua como foram preparados:
Criolo, DJ DanDan e RedNiggaz
RedNiggaz fez diversos registros dos protestos, mas o mais marcante, sem dúvida, foi o encontro com os monstrões Criolo e DJ DanDan pelas ruas de São Paulo:
DJ Caique
Com diversas imagens das ruas de SP, o produtor musical e MC também esteve por lá; destaque para o registro de uma faixa genial em que a palavra “Love” (“Amor”, em inglês) se encontra dentro da palavra “Revolução”. Mais tarde, ele ainda afirmaria em seu Twitter ter encontrado o Eduardo, ex-Facção Central, na manifestação.:
Eduardo
Uma das maiores referências do RAP na luta contra o sistema, o rapper não poderia ficar de fora de um momento tão importante da democracia brasileira:
Flow
Nas ruas de São Paulo, além de registar a sua participação na manifestação e o movimento do povo, o rapper também aproveitou para retratar um outro tipo de protesto bastante recorrente, também na noite da segunda-feira (17):
Haikaiss
Ainda no domingo (16), o grupo, através de Spinardi, publicou uma nota em sua página no Facebook em apoio aos manifestantes e informando que se juntariam a eles no dia seguinte. Não deu outra, na segunda-feira (17), com foto das famosas máscaras que representam Guy Fawkes, popularmente conhecidas pelo filme “V de Vingança” e já usadas por eles no clipe de “Camaleão”, publicada na página e nos perfis de seus integrantes no Instagram, o grupo convidou todos a seguirem com eles naquele fim de tarde:
Karol Conká
Em Curitiba, o protesto também foi forte, como podemos ver através de registro da rapper que tem o “Batuk” mais “freak” do país:
Lenda ZN
Além do registro do povo nas ruas, o rapper também aparece em uma de suas publicações com um cartaz referente ao seu novo clipe, mas quem tem tudo a ver com a causa:
Marcello Gugu
Com mixtape recém-colocada na rua, o rapper aproveitou pra ir pra lá também no meio das manifestações e registrou uma faixa da hora:
Max B.O.
O rapper foi outro que fez diversos registros dos protestos. Destacamos aqui a “Revolta dos Vinagres”, como está sendo chamada popularmente às manifestações por causa da proibição do produto pela polícia:
M.Sário
O integrante do Pentágono também foi às ruas de São Paulo e registrou o povo unido em mais um dia de manifestações na cidade:
Nego E
Além de apoio às manifestações, o rapper também esteve no 5º grande ato que ocorreu nessa segunda-feira (17). O destaque de sua passagem pelas ruas foi a captura da imagem do metrô e a legenda:
ORIgame
Em meio a publicações de sua própria participação na manifestação paulista, o rapper destaca uma faixa que pede pelo Impeachment do governador Geraldo Alckmin, na noite de segunda-feira (17):
Parteum
Apaixonado por skate, o rapper conhece as ruas como poucos; não podia faltar o seu registro:
Projota
Diversos cartazes foram vistos com suas rimas pelos protestos. E não é que o rapper encontrou um deles pra registrar:
Rashid
O rapper que canta diversas referências à revolução e a ir para rua em suas músicas não poderia ficar de fora. Foi à rua e registrou a grande concentração do povo por lá:
RET
O rapper carioca não publicou fotos suas no protesto por assim dizer, mas demonstrou em várias publicações o seu apoio à causa e chamando o povo para as ruas, dando a entender que esteve por lá. Aliás, na madrugada desta terça-feira, poucas horas após a intensificação das manifestações, ele publicou a seguinte imagem em seu Instagram:
Rodrigo Brandão (MC Gorila Urbano)
Além de registrar os protestos, o rapper também registrou encontro com Thaide, Xis, Osgêmeos e mais uma pá de gente:
Síntese
O registro não é do Neto, mas registraram ele em um dos protestos em São Paulo e isso é o que conta:
Thaide e Xis
E não foi só a nova geração do RAP Brasileiro que protestou, não. Duas referências do gênero musical no país também estiveram nas ruas e fizeram sua parte:
———
Viu alguma outro registro da hora de rappers? Coloca nos comentários que a gente publica!
Estive por lá também, mas não tenho instagram. o importante foi ter vivenciado isso!
Paz!
olha o Edu ex-FC ai;
http://25.media.tumblr.com/69510d3de8e17ddf45f0292839723497/tumblr_mokp2okZyt1r52ireo1_500.jpg
rod do 3030 tem sido um dos mais presentes aqui no rio
Olha o mandraque da revista rap nacional e horus familia faccao https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/421806_504400109614002_1031302886_n.jpg