Em forma de rimas, rappers protestam contra redução da maioridade penal

Atualizado em 03/01/2014

Depois que alguns crimes cometidos por menores de idade (menores de 18 anos) chamaram a atenção da mídia, a eterna discussão sobre a maioridade penal veio novamente à tona; muita gente tem pedido pela redução de 18 para, pelo menos, 16 anos.

Pra quem não sabe, de forma resumida, se algum menor de 18 anos cometer um crime, não será preso, independente da profundidade do ato, mas sim encaminhado a um centro de atendimento ao adolescente para cumprir medidas socioeducativas.

Entretanto, a solução os crimes cometidos por menores de idade não é assim tão fácil quanto pode parecer na superfície. Percebendo isso, o poeta Akins Kintê criou o projeto “RAP contra a redução da maioridade penal”, que reúne vários vídeos de rimas contra a diminuição da maioridade penal.

“É até uma covardia, pegam pessoas que nunca nem leram o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Elas estão de ‘calças curtas’ na rua. Mostram um vídeo de um assassinato, que é triste, daí é claro que ela vai dizer que é favor”, comentou ele a Rede Brasil Atual sobre como a discussão tem sido difundida pelos veículos de comunicação de massa. “O importante são as pessoas repensarem, ouvir os argumentos. Eu vejo pessoas próximas, no próprio meio do rap com dúvida, aí você argumenta, e elas repensam”, finalizou.

A série, iniciada pela Lurdez da Luz, já contém mais de 32 vídeos(que você pode assistir abaixo); além da rapper, RedNiggaz, Raphão Alaafin, Fino du RAP, o próprio Kintê, entre outros, participam.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *