Atualizado em 22/07/2014
Pra quem não teve a oportunidade de comprar a revista Cult deste mês, especial de aniversário com tudo sobre o Racionais, o veículo resolveu dar uma instigada no público ao publicar, na última quarta-feira (16), um dos dossiês sobre o grupo.
Leia mais:
– “Quando conheci o RAP, o Pedro Paulo estava fadado a morrer”, relembra Mano Brown;
– Mano Brown fala do “jogo do rap” e Emicida: “ele é um bom jogador, inteligente”;
– Capa da revista Cult, “fenômeno” Racionais é discutido por especialistas.
Escrita por Francisco Bosco, a matéria, intitulada “A voz e a música do Racionais”, compara muito da caminhada do grupo com a de Lula e do PT, num geral.
O primeiro Lula, egresso do sindicalismo, foi a voz anticordial na política brasileira, erguendo-se contra as astúcias da modernização conservadora, apoiada por milhões de sujeitos socialmente massacrados, que se galvanizaram por ela. O primeiro Racionais foi, por sua vez, a voz anticordial na cultura brasileira, inspirada pelo racialismo dos negros estadunidenses, veiculada numa forma seca, franca e direta, capaz de internalizar e capturar o sentido da violência brasileira de uma maneira sem precedentes, e cuja força de verdade poética e histórica era tanta que colocou em crise toda a tradição da cultura popular brasileira, que até então se reconhecia em formas intimamente ligadas aos valores do encontro, da mistura, da conciliação de classes. (Retirado do dossiê da revista Cult nº 192, escrito por Francisco Bosso)
Mas, muito além dessa ligação, o dossiê trata também da evolução do grupo e dos seus integrantes através dos anos, ressaltando principalmente ideais que talvez tenham mudado e a tremenda importância alcançada no cenário nacional.
“O surgimento do Racionais é possivelmente o último grande acontecimento da cultura brasileira. O disco Sobrevivendo no inferno, de 1997, é o marco da propagação desse acontecimento”, define Bosco. “A voz de Mano Brown, voz do Racionais MC’s, foi a última grande voz pensante na canção popular brasileira”, completa.
– Leia o dossiê completo no site da revista Cult.
A edição nº 192 já está nas bancas e traz os quatro pretos mais perigosos do Brasil em sua capa. Além dos dossiês, entrevistas com cada um dos integrantes, feitas separadamente, também estarão na publicação.
Vi no site da revista Cult.
seja o primeiro a comentar