Sites publicam “microagressões raciais” que você ouve no dia a dia

Na última segunda-feira (9), o Buzzfeed, um site popular mundialmente por fazer listas de um determinado assunto, publicou as “21 microagressões que você escuta no dia a dia”.

A lista foi resultado de um projeto feito pela fotógrafa Kiyun, que reuniu seus amigos do Centro Lincoln da Universidade de Fordham e pediu a eles que escrevessem em um cartaz uma “microagressão racial” que viveram.

Perguntas como “O que é você?” e afins a pessoas com aparências mistas foram as mais comuns; “Você não age como uma pessoa negra” ou “Você é realmente bonita… para uma pessoa de pele negra” também estavam na lista.

Embora foquemos muito na questão entre negros e brancos, as agressões a asiáticos ou pessoas com tal descendência também aparecem em grande quantidade. “Você consegue enxergar tão bem quanto pessoas brancas?” foi a que chamou mais a atenção.

Veja a lista completa (em inglês).

O Buzzfeed ainda lembra que o termo “microagressões” foi cunhado nos anos 70 pelo psiquiatra Dr. Chester Pierce. Mais recentemente, o professor Derald Sue o definiu, em tradução literal, como “indignidades rápidas e comuns que de forma verbal, comportamental ou ambiental, intencionais ou não, comuniquem hostilidades, depreciações ou negativas peculiaridades raciais e insultos perante pessoas de cor “.

Embora tenha mais de 30 anos, a expressão tornou-se popular por causa de um Tumblr de mesmo nome que publica diariamente “microagressões” sofridas não apenas na parte da raça, mas também da sexualidade, idade, entre outros.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.