12 coisas que você precisa saber sobre 21/12 e a “SoundCheck”, do Kamau

Atualizado em 05/02/2014

Se você apenas conhece o Kamau, sabe que ele é um rapper que está há muito tempo na caminhada e que tem uma “quedinha” pelo skate.

Se você é fã, sabe que ele não só tem uma “quedinha”, como já foi skatista profissional e tem uma paixão curiosa por números.

Agora, se você é muito fã mesmo, deve saber de tudo isso e já deve saber também que no próximo 21/12, o rapper tem uma grande festa preparada: a “SoundCheck”.

VEJA COMO FOI: “SoundCheck”: a passagem de som de um som que não passa.

Mas, existem alguns pontos nessa história que estão confusos. Por isso, conversamos com o Kamau e separamos 12 (né!) coisas que você PRECISA saber sobre o 21/12 e o evento!

1 – Aos 12 anos, Kamau ganha seu primeiro skate.

Foto: Flavio Samelo.

“Com 12 anos de idade eu ganhei meu primeiro skate no meu aniversário e comecei a andar de verdade. Eu tinha ganhado um outro antes, comprado em supermercado mas ele se ‘desfez’ em meia hora. Então eu fiquei pilhando minha mãe até conseguir um realmente bom.”

 

2 – A paixão pelos números.

“Sempre tive uma facilidade com números. Mas durante o colegial não parecia que eu escolheria essa faculdade. O curso de Matemática seria minha ponte pra Ciência da Computação. Mas acabei pegando gosto pela Faculdade, mesmo sem ter me formado.”

 

3 – Aos 21 anos, inicia pra valer no RAP.

“Com 15 anos de idade eu escrevi um rap para um ‘Festival da canção’ na escola. Mas não pensava em ser MC. Com 21 anos eu comecei a realmente escrever pensando em ser Mestre de Cerimônias. Talvez um pouco antes, finalzinho do ano anterior. Mas o marco dessa história pra mim é 97.”

 

4 – A mística do 21 e o 21/12.

“Essa parada com o número 21 começou com uma conversa com dois dos meus melhores amigos: Anderson Tuca e Flavio Samelo. O Tuca disse que o número 21 tinha uma certa mística e aparecia em várias ocasiões, não por acaso. Começamos a “enxergar” o 21 em tudo. E não só ele: o 12 q é o contrário dele e seus respectivos múltiplos também nos rondavam.”

“O 21-12 nasceu por acaso em 2009. Conversando com meu irmão percebi que naquele ano eu completava 21 anos de skate e 12 anos rimando. Pensei em fazer um EP de remixes e algumas inéditas com esse nome mas não virou.”

 

5 – 21/12/2009, o início da tradição.

“Contatei Renan Samam pra fazer um som e o primeiro que fizemos foi o som em que contei essa história: 21|12. Então no dia 21/12/2009 lancei essa música e o clipe de ‘Só (Remix)’.”

 

6 – O clipe da música 21/12.

Embora não tenha sido lançado em um 21/12, o clipe da música que conta toda essa história, lançado em julho de 2012, deu um grande auxílio no compartilhamento da mensagem.

 

7 – O último 21/12.

Em 21/12/2012, Kamau lançou o clipe da música “(Eu Quero) Mais”, com direção de Francesco Jr. e Luringa, que marcou a tradição no ano passado; detalhe: foi lançado às 21h12. O vídeo conta com imagens do show de lançamento do seu EP “…ENTRE…”, no feriado de 7 de setembro, Dia da Independência brasileira, no Coreto da Praça da República, em São Paulo.

 

8 – O próximo 21/12: a “SoundCheck”.

SoundCheck, do Kamau

“O termo ‘Soundcheck’ significa ‘passagem de som’ numa tradução livre. Pensei nesse nome pois 21/12 é próximo ao final do ano e estamos conferindo se tá tudo soando bem pra começarmos o show do próximo ano. Então não é um show de fim de ano. É o começo do próximo.”

“Na passagem de som os técnicos sempre repetem os números: “Um, dois” pra testar os microfones. Em português e inglês ao menos.”

 

9 – As participações.

Mic Check do Kamau

Até o momento, foram anunciados DJ Nyack, DJ Pogo, DJ Erick Jay, Renan Samam, Dee, o Simples (Henrick Fuentes e Stefanie), Consequência (André Sagat), Terceira Safra (Philipe Terceiro e Maltrapilho), Parteum e Secreto (Mzuri Sana), Slim Rimografia, Coruja BC1 e Mascote (Contra Fluxo).

Entretanto, o rapper já revelou que serão 21 atrações que passarão pelo palco e “alguns amigos ficaram de ligar”, o que mostra que talvez tenhamos muitas novidades.

 

10 – O por quê desses caras todos.

“A escolha dos convidados foi algo muito simples. Fiz muitas participações em som dos amigos nos últimos tempos e sempre que vou assistir a um show de algum deles acabo participando. Dessa vez juntei vários desses no meu show. ”

 

11 – Obviamente, o local…

A primeira edição da “SoundCheck” acontecerá no Centro Cultural Rio Verde, em São Paulo, a partir das 23h. Não precisamos nem dizer em que dia será, né?

Confira mais informações acessando o evento do Facebook.

 

12 – … e a possibilidade de continuação.

Kamau e o 21/12 por Jess Penido
Foto por Jess Penido.

“Os 21/12 estão ‘sendo marcados’ desde 2009, meus 33 anos. Ainda pretendo marcá-los sempre que possível. Mas a Soundcheck não necessariamente estará associada à data. Depende de como fluir essa edição e da minha disposição futura.”

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.