Dexter fala sobre o Dia da Consciência Negra: “o Brasil deve isso ao nosso povo”

Na próxima quarta-feira (20), o Brasil celebra o “Dia da Consciência Negra”, sendo feriado em algumas cidades; a data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Para falar sobre o assunto, o Guia Folha conversou com o Dexter, que deu sua visão sobre a importância do dia.

É importante. Acho que o Brasil deve isso ao nosso povo, que trabalhou pra construir esse pais. Zumbi é um grande herói, é simbólico. Porque o Dia da Consciência Negra tem que ser todos os dias. Todos têm que ter essa consciência da valorização do nosso povo. O negro tem que ser auto-valorizar. Como diz o Jorge Ben, “o negro é lindo”. Todos os pretos e pretas precisam saber disso. Nossa história é repleta de reis e rainhas. Não é o que os livros didáticos mostram, nem a TV. Eu comemoro, não a consciência, mas imortalidade de um homem que morreu pelo seu povo. Eu comemoro a imortalidade Zumbi. Somos 70% nesse país. Por que somos minoria nos canais de TV, nas redações? Temos que valorizar o homem e a mulher negra. Não podemos aceitar o que o sistema nos colocou desde a libertação. Temos que contrariar a estatística.

Leia a matéria completa e o restante da entrevista.

O rapper ainda falou sobre a “desmarginalização” do RAP (“O rap é a música do povo”), sobre alguns lugares na quebrada que gosta de visitar e muitos outros assuntos.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *