Ataque à liberdade: bonés “4:20” são apreendidos por apologia

Atualizado em 21/11/2013

Se os bonés com a inscrição “4:20” tem se tornado cada vez mais populares, existe uma outra moda que segue a mesma onda: a apreensão dos mesmos. Em Nova Serrana/MG, a Polícia Civil alega apologia ao uso de drogas.

A perseguição na cidade é tanta que as variações “4:19” ou “8:40” também estão sendo levadas. Segundo o delegado Diógenes Caldas, as apreensões se enquadram no artigo 287 do Código Penal Brasileiro (“Fazer publicamente apologia de fato criminoso ou de autor de crime”).

“Já foram apreendidos mais de 50 bonés desse tipo recentemente na cidade, no dia a dia mesmo. Essa moda não é uma simples brincadeira, é um crime, embora de menor potencial ofensivo. Já tivemos caso de uma pessoa que veio à delegacia usando um boné desses e foi autuada em flagrante, com direito a termo de comparecimento”, comentou o delegado à reportagem do G1.

O mesmo tem acontecido em outras regiões de Minas Gerais e possivelmente em outros estados também. Em Carmo da Mata/MG, uma escola proibiu a entrada dos alunos com tais acessórios, como afirma a mesma matéria.

Se a lei permite tais ações, a lei precisa ser revista urgentemente. Do contrário, por que não estão apreendendo as fardas da polícia por apologia à violência?

Com informações do G1.

2 Comentários

  1. Luciano
    02/08/2015
    Responder

    Amigo é crime sim. .. só å pena é difetenciada!!!! Vc ta enganado!!

  2. Luciano
    02/08/2015
    Responder

    Amigo é crime sim. .. só å pena é diferenciada!!!! Vc ta enganado!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.