No último dia 13, aconteceu em São Paulo o ato “Por que o senhor atirou em mim?”, uma manifestação contra a violência policial, principalmente em jovens da periferia.
O ato é inspirado na morte de Douglas Rodrigues, de 17 anos, que teria feito a pergunta ao soldado que o acertou, sem motivo algum. Entretanto, a presença de vários pais que também perderam seus filhos de maneira semelhante mostra que o caso de Douglas era apenas um símbolo para o movimento.
“O ato iniciou em frente à escola onde Douglas estudava, passou pelas casas do pai e da mãe e também pela viela Bacurizinho, local onde foi alvejado e cuja pergunta dirigida ao policial ficou sem resposta. Acompanhada o tempo todo por viaturas que faziam um cerco a cada dois ou três quarteirões, a manifestação entoava o grito de “Recua polícia, recua. A periferia tá na rua”, e a polícia, senão recuava, afastava-se para outros 2 quarteirões adiante”, relata o Diário do Centro do Mundo.
Ainda segundo a matéria, Emicida, que também participou do vídeo-manifesto junto com outros rappers, encerrou o ato com discurso:
“Cada vez que um Douglas cai, cai um pouco de cada um de nós porque a perseguição vem para cima dos pretos, dos pobres. Poderia ser eu. Mas a gente vai lutar para o resto das nossas vidas até termos o país que precisamos para viver. Talvez a gente não vá ver esse resultado, mas nossos filhos e nossos netos.”
Vi no Diário do Centro do Mundo.
seja o primeiro a comentar