Atualizado em 09/01/2016
*O show de Slim Rimografia e Thiago Beats, em Blumenau/SC, aconteceu no Boteco Marechal, no dia 6 de agosto. A noite ainda teve os DJs Nathan Romanos e Andre Heat, e o MC Paulista. Antes de ler este post, aconselhamos a leitura de “Slim Rimografia e Thiago Beats em Blumenau – Aquecimento“.
Um dos melhores shows de RAP que já vi. Eu sei que pra escrever alguma matéria, você precisa “deixar o melhor pro final”, deixar aquela opinião decisiva pro fim, criar um suspense pra fazer com que seu leitor leia tudo, mas… não deu pra segurar: foi um dos melhores show de RAP que já vi, mesmo!
A noite do RAP começou com MC Paulista, residente da casa, cantando algumas de suas músicas. Depois juntou-se a ele o rapper Gilly, do grupo Efeito Constante. Ensaiados, os dois fizeram uma boa apresentação, enaltecendo ainda mais o momento do RAP Blumenauense. Os MCs aqueciam os ouvidos dos presentes para o RAP que viria a seguir.
O Boteco Marechal tava bonito, com muito mais pessoas do que eu esperava. Claro que, provavelmente, algumas dessas pessoas não estavam lá pelo Slim e Thiago, não sabiam do show, mas tenho certeza que procurariam pela dupla no dia seguinte.
Slim Rimografia e Thiago Beats fizeram muitos mais do que uma apresentação: foi uma performance completa, como eu nunca tinha visto. De “Din-din-don, RAP é o som”, passaram pelos beat boxes insanos de Thiago Beats e chegaram na qualidade lírica e flow foda de Slim Rimografia. Ou seja, uma performance completa!
Detalhe: Thiago Beats me disse que tava doente e teve que cortar uma boa parte dos beat box que havia preparado. Quase inacreditável tendo visto e ouvido o que ele já tinha feito naquela noite… imagina se não tivesse doente!
Normalmente, um DJ acompanha o rapper nos shows. No caso de Slim e Thiago, um cantava e o outro servia como um apoio vocal. Mas o que me deixou de cara foram os freestyles do Slim Rimografia com beats feitos na hora pelo Thiago Beats direto da MPC, ali mesmo no palco. Incrível!
A música “Por Você” é, provavelmente, a mais famosa do Slim. E foi muito bonito ver uma boa parte do público cantando junto com ele, mesmo ela sendo um pouco mais antiga. Depois, todos “vagabundos” vieram junto na “Falido”, que pra mim é uma das melhores letras do rapper. Mas, a música “Ela é zika” foi um show a parte: a música já é foda, com o público cantando em coro então, ficou… zika, né!? E foram muitas outras, enfim, uma performance completa, lembram?
Depois do show, depois de Slim e Thiago tirarem fotos com quem chegasse e venderem alguns cds, presenciei uma das cenas mais marcantes do RAP em Blumenau: Slim Rimografia e Thiago Beats cantando com MC Jack, já nos bastidores. O MC, que agora reside em Blumenau, conversou com eles sobre a situação do Hip Hop na cidade e cantou uma das suas. Mesmo eu, que não conheço muito o RAP das antigas, senti a positividade, o sentimento de aquele era um momento marcante. E eu marquei.
Slim Rimografia e Thiago Beats poderiam ter feito o show, ido embora e pronto. Mas não, eles estavam em sintonia, não só um com o outro, mas com o público. Deu pra ver no rosto deles que eles estavam se divertindo e queriam que o público viesse junto. Conseguiram! Foi um daqueles shows onde se vai com o pensamento de escutar umas músicas boas e sai com a certeza de que o RAP de qualidade vive forte no Brasil. E mais, mostram que os rappers evoluíram junto com o gênero. Slim Rimografia e Thiago Beats deram uma aula de presença de palco e performance, divertiram o público, entreteram, passaram a mensagem de sua arte. Enfim, o show de Slim Rimografia e Thiago Beats foi um show!
E se algum dia eles foram “falidos, fudidos e mal pagos”, hoje podemos dizer que são “ouvidos, bem vistos e impagáveis”!
Quer ver mais fotos? Acesse a página da Black Marshal no Facebook!
seja o primeiro a comentar