Na última terça-feira (10), foi celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, definido pela ONU em 1950, dois anos após a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Pra celebrar a data, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), no Rio Grande do Sul, entregam em uma solenidade o Prêmio Estadual de Direitos Humanos.
O evento premia pessoas, entidades e órgãos que defendem a promoção e a garantia dos direitos de todos os cidadãos; “Defesa dos Direitos Humanos”, “Promoção dos Direitos Humanos”, “Direito à Memória e à Verdade” são algumas das 15 categorias existentes.
Na “Garantia dos Direitos da Juventude”, o Hip Hop sorriu. O rapper e educador social Rafael Diogo dos Santos, do Rafuagi, recebeu da mão do escritor e jornalista Fabrício Carpinejar o prêmio por seus projetos sociais.
“A festa inteira passou tocando musica dance, quando anunciaram a categoria juventude, rolou um rap de Dr.Dre com Snoop Dog (The Next Episode), aí o presidente da Associação do Hip Hop de Esteio, que estava la me prestigiando juntamento a outros amigos e minha família, olhou para mim e disse, óóó..isso é um sinal”, contou-nos ele. “Emoção, de ver que sim, o Hip Hop como um todo esta sendo reconhecido, ocupando espaços, integrando novas ideias e pessoas, quebrando barreiras, paradigmas, preconceitos e tudo que seja de ruin, trazendo propostas inovadoras”, escreveu.
– Confira todas categorias e todos vencedores do prêmio.
Além dos projetos que já trabalha, Rafa ainda participará da criação da primeira Casa do Hip Hop da região sul do Brasil, que tem previsão de chegar a Esteio/RS, sua cidade, no fim de março de 2014.
“Ofereço este premio a todos que fazem Hip hop no brasil, a toda juventude do Brasil, em especial a juventude negra, e a todos que acreditam no trabalho do grupo Rafuagi”, completou.
seja o primeiro a comentar