Racionais grava em ocupação sem-teto e prepara clipe de “Marighella”

Atualizado em 21/03/2014

Parece que aquele momento em que todo mundo prende a respiração e o RAP Brasileiro para por um instante está prestes a chegar. Sem lançar nada de peso por um bom tempo, o Racionais gravou na ocupação sem-teto da rua Mauá no centro de São Paulo e apareceu com armas e uma certa produção em uma foto: o grupo está prestes a lançar o clipe da música “Marighella“.

A postos para o seu general. Mil faces de um homem leal. Não, não estamos falando de Mano Brown, mas sim de Carlos Marighella, que utilizou a violência contra a violência para defender o povo dos militares, na época da Ditadura. Em 2012, será lançado um documentário sobre a vida do guerrilheiro, feito por sua sobrinha, Isa Grinspum Ferraz, que contém a música “Marighella“, feita pelo Mano Brown.

Como o próprio Brown falou, a música não fala literalmente sobre a vida de Marighella. Afinal, pra isso já tem o filme. Após vê-lo por algumas vezes, o rapper quis somar e levar ao público um pouco da ideia geral. Difícil arranjar alguém melhor para reproduzir em música os ideais do cara. Ambos lutaram pelas classes menores e foram líderes de um tipo de movimento.

Não à toa, essa ligação entre os dois parece que irá se estreitar em breve. Há pouco tempo, foi lançada na internet uma foto do Racionais junto com o rapper Dexter portando armas e com uma visível produção. Nela, Mano Brown aparenta representar Marighella, até pela presença do microfone, visto que na própria música foi utilizada diversas vezes a reprodução de declarações radiofônicas. Mais tarde, foi confirmado pela produção do grupo que a foto é sim da gravação do clipe.

Racionais em Marighella

Pra quem não via nada dos caras há tanto tempo, ver logo um clipe de tanto peso e tanta responsa, pode causar um choque. E tomara que cause! Precisamos que mais grupos das antigas voltem a gravar e que o RAP se fortaleça em várias frentes. Tudo bem que Racionais mais Dexter em um clipe sobre Marighella pode ser adrenalina demais para o corpo dos fãs de RAP, mas a gente aguenta!

Aliás, a força do clipe não para por aí. Se já não bastasse ver o Mano Brown representando Marighella, você ainda o verá fazendo isso em uma ocupação sem-teto no centro de São Paulo. Em entrevista, o rapper e equipe falam sobre a gravação do clipe na ocupação da rua Mauá:

A história do Mano Brown, das músicas do Racionais, é tão forte que ao ouvi-lo falando sobre a ocupação e o governo, fica difícil discordar. O foco e o peso das palavras, você vê um pouco do Brown daquelas músicas das antigas e imagina uma volta pesadona do grupo.

Bom, a música a gente já conhece, agora esperar uma produção louca pro clipe. E depois, esperar o tão falado cd: parece que o Edi Rock confirmou pra outubro, entretanto ele havia falado em outra entrevista que viria só em 2013, pois os integrantes possuem alguns lançamentos solo antes.

Enfim, independente do dia do lançamento, a responsa dos caras é enorme e o mínimo esperado é sempre um cd monstro. Alguém aí ansioso? Deixamos vocês com o depoimento do Mano Brown em meio à gravação na ocupação Mauá, em São Paulo:

Mano Brown fala na ocupação Mauá by luseira

2 Comentários

  1. Eribaldo
    26/10/2018
    Responder

    Apologia ao crime e ao terrorismo. Ele cita no início passagens do livro escrito por Marighella o mini manual do guerrilheiro urbano. Esse livro é um testemunho do próprio e auto declaração de um criminoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *