Atualizado em 07/10/2014
Quantas vezes você escutou que a tecnologia transformou o RAP? Provavelmente, inúmeras. E vai ler novamente: a tecnologia transformou o RAP!
Não necessariamente as letras ou a paixão pelo estilo, mas principalmente a parte produtiva e a divulgação. Quando você leva às casas por um preço acessível ferramentas do mesmo nível das encontradas em estúdios, as possibilidades são incontáveis.
E não somente facilita pr@ rapper, mas também aos(às) fãs que podem fazer parte do dia a dia e até da criação dos trabalhos. Foi o que vimos no clipe de “Grajauex”, do Criolo, feito inteiramente no Power Point de forma não-oficial pelo Ayrllys Allan; o trampo não só circulou por inúmeros sites como foi elogiado pelo próprio artista.
É o que veremos no Projeto RAPlica! Adriano e Cecílio se juntaram pra regravar RAPs Brasileiros que escutam no dia a dia. Os dois coletaram os beats diretamente com os(as) artistas, ou seja, com a autorização d@s mesm@s, e recriarão as músicas em questão com suas vozes.
“É um cover, tá ligado? Só que não gostamos dessa palavra ‘cover’, então ficou ‘RAPlica’ [risos]”, comentou Adriano. “Mas, será tudo nossa voz. Às vezes, os refrões ficarão [os] originais”, explicou em relação a refrões de difícil recriação como os do Ogi e Terra Preta.
E tem mais. Além de colocar determinadas músicas em pauta novamente com a nova versão, eles também criarão web vídeos inéditos; Adriano recentemente dirigiu o clipe do Wzy pro remix de “6 foot 7 foot”.
Aliás, o próprio Wzy apóia o projeto e irá gravar e mixar as novas vozes no seu Lil Castle Studio.
O Projeto RAPlica ainda não tem previsão de estréia, mas o primeiro episódio será da faixa “Confundindo os sábios”, do Rashid com participação do Emicida, integrante do CD de mesmo nome lançado em 2013.
https://www.youtube.com/watch?v=rC0vlVyid_Q
seja o primeiro a comentar