Atualizado em 07/01/2016
Mais uma vez, Marechal mostra por que é um MC diferenciado. Com shows por todo o Brasil, o rapper criou, em parceria com Janaína Michalski, o “Projeto Livrar”, que distribui livros de autores independentes pelo país, em shows e eventos.
“Eu já me senti livre. Hoje, eu quero é sentir que eu livro“, já versava Marechal na música “Viagem”. Se até então esse desejo fazia parte apenas de uma rima, com o “Projeto Livrar” ele torna-se cada vez mais real. O rapper aproveita os shows e eventos que participa pelo Brasil todo e distribui livros de autores independentes, aproveitando sua representatividade no RAP para fortalecer a importância da literatura.
De acordo com Marechal, “Livrar é a junção das palavras livro e levar”. A mecânica do projeto é fácil: a partir de um cadastro simples na internet, o autor independente disponibiliza-se a ceder certa quantidade de livros; quando o rapper vai à cidade em que situa-se um desses autores, ele leva livros de outros autores e recebe os livros do autor da cidade para levar à outra e assim por diante.
Além de divulgar o trabalho dos autores, o grande destaque do projeto é a distribuição nos shows e eventos de RAP, onde a maioria dos presentes é jovem, pois reforça ainda mais a importância da literatura no crescimento como pessoa.
“Minha intenção é praticar o que eu falo nas letras das músicas. Acredito que a literatura é tão importante quanto a música, mas quase sempre a música tem mais promoção que a literatura. Pensei em aproveitar a visibilidade que tenho no REP para também passar a mensagem dos livros, compartilhando meu espaço artístico com outras vertentes”, diz o rapper.
Eis um MC de respeito!
Eu queria um livro desse onde posso compra-lo?
Salve, Davi. Na maioria dos shows do Marechal, ele distribui livros de autores independentes. Não é um livro específico.