“Não tinha como ficar de fora de um evento desse”, afirma KL Jay sobre a Virada Cultural

Atualizado em 03/01/2014

Poucos dias após o Racionais MC’s ser confirmado na Virada Cultural de São Paulo, 6 anos após última participação, KL Jay falou à Folha de São Paulo sobre a volta do grupo ao evento: “Aquele conflito já passou. É outra época, outro governo, tem que virar a página. Não tinha como [a gente] ficar de fora de um evento desse”.

O conflito, ao qual KL Jay se refere, foi uma briga entre policiais e o público do show, em 2007, na qual cinco ficaram feridos e a PM culpou o grupo pelo confronto. Entretanto, a apresentação no maior palco do evento, em 2013, deve mostrar que o conflito é coisa do passado e abrir novas portas ao RAP Brasileiro, que vinha sendo deixado de lado, como observa Emicida: “Tenho certeza absoluta de que o rap ficou de canto, isso pôde ser visto a olho nu. A volta do Racionais significa que a cidade de São Paulo, por meio da sua secretaria de Cultura, assumiu a existência e o valor do hip-hop, que vinha sendo negado havia muito tempo”.

Juca Ferreira, secretário municipal da Cultura, segue a mesma linha de pensamento: “A presença dos Racionais MC’s na Virada representa, da nossa parte, um reconhecimento cultural e social do grupo, além de uma abertura no evento para todos os gêneros e manifestações musicais”.

Embora a participação no evento seja importante, não é condição de existência para o cada vez mais independente RAP Brasileiro. “É importante participar do evento, mas o rap não precisa da Virada para acontecer, é independente há mais de 30 anos”, afirma KL Jay.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *