Atualizado em 06/03/2014
Que o RAP tem uma facilidade incrível de se misturar com outros estilos, seja na batida, no ritmo ou nas participação musical, já foi provado de diversas maneiras. Mas dois caras em especial levam essa mistura a outro nível: Criolo e Emicida. Talvez por isso, por essa “quedinha” por outros ritmos, ambos foram escolhidos para gravar com blocos de afro do Carnaval de Salvador, para o projeto “Que Bloco é Esse?”, da Petrobrás.
De acordo com a empresa, o projeto “quer contar a história dos blocos afro de Salvador e ajudar a levar a música e o universo desses grupos para cada vez mais pessoas, valorizando as nossas raízes culturais e musicais”. Assim, serão gravados 4 vídeos musicais com participação de famosos nomes da música brasileira atual. Além de Criolo e Emicida, Preta Gil e Nação Zumbi também farão parte.
Os vídeos gravados com os rappers foram os primeiros a sair. Enquanto o vídeo de Criolo é um clipe com o bloco afro Ilê Aiyê, com a música de mesmo nome (“Ilê Aiyê”), o vídeo de Emicida é mais como um freestyle de qualidade em uma apresentação ao vivo com o bloco Malê Debalê, na música “Malê a Insurreição”.
Incrível. Criolo com toda sua raiz nordestina abrilhantou o clipe e a música. Deu um toque especial a algo que já é culturalmente lindo. Do mesmo jeito que Emicida deu um show. Seus versos dispensam apresentação. Ele que sempre usou muito conteúdo pra falar da história negra, africana, sentiu-se em casa em toda aquela energia cultural que tava presente. Duas verdadeiras obras de arte!
http://www.youtube.com/watch?v=at0dpAA6dmk
http://www.youtube.com/watch?v=0vOAsIzqqqs
seja o primeiro a comentar