Atualizado em 22/09/2013
Quem conhece o RAP e a cultura Hip Hop num geral, seja de anos atrás ou de poucos meses, já deve saber o que significa o “freestyle” ou o improviso, dentro do gênero. O ato de “cuspir” rimas criadas na hora já é aclamado no Brasil todo, em suas mais variadas formas. Num documentário feito há alguns anos, chamado “Freestyle: um estilo de vida“, Pedro Gomes entrevista grandes nomes do cenário nacional e define melhor essa arte.
Levando em consideração a velocidade com que a informação dura nos dias de hoje, podemos dizer que o documentário é antigo. É antigo, mas não tira a beleza do mesmo e se faz necessário em uma época que o gênero vai crescendo e aparecendo cada vez mais. O que um leigo pensa das rimas improvisadas é muito diferente do que os improvisadores pensam e o vídeo nos ajuda a entender melhor essa parada.
Vamos deixar vocês verem primeiro, abaixo comentamos. 15 minutos que valem a pena:
Freestyle: a style of life from Pedro Gomes on Vimeo.
As imagens são de uma época em que nenhum dos presentes era famoso, pelo menos não como são hoje Criolo, Emicida e Projota, por exemplo. Muito além de uma simples “batalha de rimas”, o improviso e o meio onde ele é realizado possuem um peso bastante grande no amadurecimento de cada um deles. Criolo, por exemplo, já assumiu diversas vezes que não faz freestyle, mas ele apresentava batalhas e convivia entre improvisadores, com certeza aprendeu e ensinou muito.
Em meio a versos feitos na hora de Max BO, Slim Rimografia, Kamau e outros, Pedro Gomes mostra um pouco mais dessa cultura tão bonita que passamos a apreciar ainda mais. E aos que estão conhecendo agora, façam um favor: vão atrás de mais material, mais conteúdo, mais histórias sobre, pois não irão se arrepender.
Afinal, nenhum rapper PRECISA saber improvisar para ser bom, mas, pelo menos, estar no ambiente, saber exatamente de onde vem essa arte, é um requisito, no mínimo, desejável.
sou fan de rap, e gostaria de receber freestyle n meo imail.