Artista: Renan Inquérito | Vai Ser Rimando
Artista

Renan Inquérito

Trabalhando a base, Renan Inquérito leva o RAP de volta pra CASA

por

“Acho fundamental trabalhar a base”. Não, este não é o famoso discurso do Marighella replicado na música “Mil faces de um homem leal”, do Racionais; é uma fala do Renan Inquérito sobre o seu trabalho na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), em São Paulo. Já há algum tempo o rapper leva seus versos e mais especificamente a Parada Poética pra dentro da instituição com a intenção de mostrar um caminho pros jovens. “Ao longo dos anos, o rap se distanciou um pouco desse trabalho, desse encontro com os jovens da Fundação CASA, com os estudantes, com os presidiários e acho que é essencial retomar isso, estabelecer essa conexão, ouvi-los, saber o que pensam e ter essa devolutiva”, disse ele. (…)

Fala mais

Renan Inquérito e o livro Poucas Palavras

Depois do disco do Inquérito, Renan deve lançar também novo livro, “Gastrite”

por

2014 promete render muito ainda para Renan Inquérito. Além de estar em estúdio para finalizar o novo disco do Inquérito, quatro anos depois do clássico moderno “Mudança“, o rapper também já prepara um novo livro, o primeiro depois da estréia com “#PoucasPalavras”, em 2013. Leia mais: – Novo disco do Inquérito terá participação da Ellen Oléria; nome também já está confirmado; – Emicida confirmado no novo disco do Inquérito; – Renan Inquérito participa de show do Emicida e recita trecho de música nova; assista!. Renan não pretendia ser escritor, a ideia era continuar com os discos. Como ele mesmo define, ele é apenas um “rapper que escreveu um livro”. Mas, a experiência com esse lançamento foi tão bacana que dar sequência é quase (…)

Fala mais

Cada Canto Um Rap Cada Rap Um Canto

Em prol da diversidade, Lab. Fantasma lança minidoc “Cada canto um RAP, cada RAP um canto”

por

Nesta segunda-feira (11), a Laboratório Fantasma lançou em formato praticamente de minidocumentário o registro do show “Cada canto um RAP, cada RAP um canto”, que aconteceu no SESC Campo Limpo, em São Paulo/SP, no dia 19 de junho. Com a intenção de promover a diversidade da cena, o evento reuniu rappers de vários estados: Renan Inquérito (SP), Marechal (RJ), Emicida (SP), Flora Matos (DF), Rael (SP), RAPadura (CE), Don L (CE) e Opanijé (BA). E, como era de se esperar, a noite rendeu. Além do vídeo em questão, já havíamos mostrado aqui a “chuva de livros” promovida pelo rapper carioca e uma entrevista com três dos artistas que se apresentaram. Como Emicida explica, a ideia do “Cada canto um RAP, cada RAP um canto”, que deve ter novas (…)

Fala mais

OCinco

Banda formada por Renan Inquérito e Ferréz lança primeira música, “Pão e circo”

por

No último sábado (19), a OCinco, banda formada por Renan Inquérito e Ferréz, lançou a música “Pão e circo”, a primeira de sua carreira. Além dos dois hip hoppers, a banda ainda conta com Lekão (baixista e pesquisador da música eletrônica), Marcos Limone (bateria) e Le Figliolia (guitarra). Escrita pelo Ferréz e interpretada pelo Renan, “Pão e circo” faz referencia a uma “tática” popularmente conhecida por oferecer divertimento e comida ao povo para mascarar os reais problemas. O resultado é a ilusão da população que acaba se contentando com qualquer miséria ao invés de lutar pelo que realmente merece. Abaixo cê confere a letra da música: https://www.youtube.com/watch?v=bq_qZ3DD1O0 “Abelhas em copos onde estão as flores? Pessoas sem corpos, robôs e atores Dólares e dores, (…)

Fala mais

Renan Inquérito e Emicida

Emicida confirmado no novo disco do Inquérito

por

Depois da parceria no CD “Mudança”, último do Inquérito, Emicida parece estar confirmado para o novo do grupo, previsto ainda para 2014. – ATUALIZAÇÃO: Inquérito lança CD “Corpo e alma”. Se a proximidade recente entre Renan e o paulistano não foram indicativos o suficiente pra isso, no último final de semana, eles publicaram fotos da gravação pra deixar tudo bem claro. Ainda se sabe muito pouco sobre o novo trabalho, que foi anunciado em meio às divulgações do emocionante clipe “Meu super herói”, no ano passado, mas como continuação do que foi feito no já clássico “Mudança”, as expectativas são enormes. Coincidentemente, adivinha quem estava ao lado do Renan também na divulgação da última novidade do CD? Ele mesmo: Emicida! Os (…)

Fala mais

Cada Canto Um Rap Cada Rap Um Canto

[19/06] Renan Inquérito, Marechal, Emicida, Flora, Rael, Don L, RAPadura e Opanijé em SP (GRÁTIS)

por

Na próxima quinta-feira (19), às 20h, feriado de Corpus Christi, o SESC Campo Limpo, em São Paulo, receberá grandes feras do RAP de vários cantos do país para uma enorme celebração. Intitulado “Cada canto um RAP, cada RAP um canto”, o evento reunirá Renan Inquérito (SP), Marechal (RJ), Emicida (SP), Flora Matos (DF), Rael (SP), RAPadura (CE), Don L (CE) e Opanijé (BA). Os manos e a mina ainda estarão acompanhados por uma banda. E o melhor: é tudo grátis! Referenciado na pesquisa de mestrado de Renan, o título “Cada canto um RAP, cada RAP um canto” também deverá nomear um documentário que mostrará a cultura de rua ao redor do país. Quando -> Quinta-feira, 19 de junho de 2014, às 20h Onde -> Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, São Paulo/SP (SESC (…)

Fala mais

Emicida e Renan Inquérito no Circuito SESC, em Limeira

Renan Inquérito participa de show do Emicida e recita trecho de música nova; assista!

por

No último domingo (11), Emicida se apresentou no Parque da Cidade, em Limeira/SP, pelo Circuito SESC de Artes. Se os fãs já não se sentiriam agraciados o suficiente com o show do novo álbum, “O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui“, o rapper ainda receberia a participação de ninguém menos que Renan Inquérito. “Foi um dia muito especial, show mágico em Limeira com a participação do meu mano Renan Inquérito que arregaçou demais”, definiria o “dono da festa” pelo Twitter. No momento, Renan está em estúdio junto com o Inquérito, trabalhando na produção do novo disco, que deve chegar ainda em 2014. O último do grupo, o aclamado “Mudança”, de 2010, contou com a participação do próprio Emicida. Leia mais: – Emicida (…)

Fala mais

40 clipes de RAP Brasileiro de 2013 que você PRECISA assistir

40 clipes de RAP Brasileiro de 2013 que você precisa assistir

por

Os artistas do RAP Brasileiro têm notado cada vez mais a importância que é a gravação de um clipe para passar uma mensagem e amplificar o alcance da mesma. Não à toa, em 2013, só aqui no Vai Ser Rimando foram registradas mais de 200 produções, um número bastante considerável para um gênero que ficou popularmente conhecido pelo seu baixo orçamento. Claro, a Internet e a tecnologia se tornaram muito mais acessíveis ao passar dos anos; hoje, o orçamento para a produção de um vídeo é muito menor do que já foi. Entretanto, o RAP não apenas tem produzido vários clipes como os têm feito com extrema qualidade e vencido até prêmios fora do gênero. E a tendência é aparecer (…)

Fala mais

Renan Inquérito no SarauRAP em Blumenau

SarauRAP: Renan Inquérito distribui “pó…esia” em Blumenau/SC

por

Não se deixe enganar pelo nome do evento. O SarauRAP não era um evento exclusivo de poesias ou RAPs, muito menos só para poetas e rappers. E você podia  ver isso já nas atrações do dia. Tudo começa na Fundação Cultural de Blumenau/SC. Em uma “área principal”, algumas barraquinhas comercializavam e expunham produtos que iam de livros e camisetas a salgados e bebidas. Em uma sala não muito distante, o filme “Os Panteras Negras” era exibido pelo coletivo CineDebate, que promoveria na sequência um bate-papo sobre o longa. O assunto giraria bastante em torno da opressão do Estado, não somente na violência direta para coibir certos movimentos, mas por limitar o alcance da população à informação e/ou manipulá-las. A saída (…)

Fala mais

Renan Inquérito

Renan Inquérito visita o Quilombo dos Palmares e lembra luta de Zumbi

por

Nesta quarta-feira (20), “Dia da Consciência Negra”, Renan Inquérito, do grupo Inquérito, publicou vídeo de visita ao local onde era o Quilombo dos Palmares e lembrou a luta de Zumbi. Além de toda força histórica que a área representa, a publicação da visita nesta data é ainda mais simbólica, visto que o dia da morte de Zumbi marca um dia de reflexão sobre a consciência negra nos dias de hoje. Geógrafo, poeta e conhecedor da história do Brasil, principalmente da cultura negra, Renan conta um pouco mais sobre as batalhas travadas pelo líder dos Palmares contra os coronéis racistas e a importância do RAP em levar essa mensagem pra sua vida. “O RAP fala tanto de resistência, fala tanto de (…)

Fala mais

Pop Black e Renan Inquérito

Pop Black lança música “Um lugar” com participação de Renan Inquérito

por

Na última quinta-feira (17), Pop Black lançou a música “Um lugar”, que contou com a participação de Renan Inquérito e produção musical de QuilomboLouco Beats. O som já começa com Black citando “Um bom lugar”, clássico do Sabotage, que chama a atenção em qualquer situação; para o rapper, o “bom lugar” talvez seja algo mais do que físico, que tem ideia complementada pelo Renan, que fala de um “lugar mais sincero” quando fecha os olhos. Para artistas, que a concentração e a inspiração são ferramentas de trabalho, o lugar ideal talvez seja aquele em que sua mente esteja em paz, normalmente alcançado ao se distanciar das coisas terrenas, mesmo que por alguns segundos; “vá para seu lugar feliz” é uma (…)

Fala mais

Renan Inquérito recita “Da paz”, de Marcelino Freire

por

Na última terça-feira (1º), foi disponibilizado um vídeo da “Parada Poética” em que Renan Inquérito recitou o conto “Da paz”, de Marcelino Freire. Com uma crítica não diretamente à paz, mas sim ao sentimento de paz que faz com que muitos não lutem por seus próprios direitos e expressem seu real sentimento, os versos têm ganhado cada vez mais intérpretes e repercussão nos últimos meses, mesmo tendo quase uma década; a forte conexão com as manifestações pelo país deve ser o grande motivo e a citação ao Amarildo que o rapper introduziu é uma amostra disso. Idealizada pelo próprio Renan, a “Parada Poética” consiste, basicamente, em chamar a atenção do público através de um megafone e, além de o artista declamar seus (…)

Fala mais

Conheça a “Parada poética”, idealizada por Renan, do grupo Inquérito

por

Conhecido pelo seu amplo envolvimento com a literatura marginal, além do RAP, Renan, do grupo Inquérito, leva a “Parada Poética” a espaços diferenciados, como bares, em um evento mensal, nas cidades de Nova Odessa (SP), Americana (SP) e Campinas (SP). Entretanto, a necessidade de promover a arte e a cultura é grande e muitos outros eventos têm requisitado os “serviços”; recentemente, o evento aconteceu também no Sesc de São Carlos (SP) e na 5ª Jornada Literária em Araçatuba (SP), onde percorreu escolas e unidades da Fundação Casa. “Nossa proposta é apresentar a poesia como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica. O objetivo é popularizar a palavra, a escrita e a leitura de maneira lúdica e compartilhada”, contou (…)

Fala mais

Ópera RAP Global

Projeto reunirá RAP e Ópera em espetáculo

por

Na próxima sexta-feira (13), será lançado, em Porto Alegre/RS, o projeto Ópera RAP Global, que misturará a cultura popular e a cultura erudita em um espetáculo musical. O projeto é inspirado no livro “RAP Global”, de Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e escritor português, que também escreverá o roteiro do espetáculo ao lado de Renan, do grupo Inquérito. O lançamento, que acontece no Museu Júlio de Castilhos, será transmitido pelo Youtube (o link da transmissão será divulgado pelo Twitter), a partir das 15h. A transmissão contará com demonstração do estudo feito pelo compositor Pedro Dom para a formação da mini orquestra, composta por seis músicos, que integrarão o espetáculo final em 2014;  leitura cênica do Prólogo da Ópera; e  intervenção do professor (…)

Fala mais

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com