Lançada no fim de maio junto com um vídeo, mas disponibilizada no iTunes apenas na última semana, “Reclaim the Game (Funk FIFA)”, de Pop Will Eat Itself com participação do BNegão, é uma completa crítica ao órgão máximo do futebol mundial.
Usando a realização da Copa do Mundo no Brasil como alavanca, o som pede para “recuperarmos o jogo” das mãos da FIFA, que controla tudo em relação ao esporte e é costumeiramente acusada de corrupção.
“Você tem que defender o que acredita e essa é um canção de protesto. Não estamos criticando o futebol, mas a federação que ‘manda’ no esporte. O foda-se a Fifa é um consenso da maioria das pessoas que conversamos no Brasil. Ninguém gosta do dinheiro gasto nos estádios”, disse Maria Byker, uma das integrantes do grupo (vi na Época).
No vídeo, além das filmagens entre Londres e Rio de Janeiro, temos uma ampla sequência de graffitis e algumas imagens da seleções brasileira e inglesa em campo. Os artistas seguram um microfone no estilo jornalístico, como se mostrassem a necessidade de investigar e noticiar nos veículos de comunicação aquilo que falam.
“Eu queria expressar as opiniões de muitas pessoas que sentem o mesmo do que eu pela Fifa. Fico feliz em ser essa voz. É difícil para os artistas brasileiros conhecidos fazerem uma coisa do tipo porque as portas podem se fechar. Mas eu não tenho medo e nunca quis ser uma estrela do pop ou qualquer coisa assim. Toda a minha carreira foi construída em dizer o que penso. Sou um guerrilheiro”, contou BNegão ao The Guardian.
Com informações da Época.
https://www.youtube.com/watch?v=xrn_Hqc2-Q4
seja o primeiro a comentar