Depois que uma artista plástica carioca mostrou como “hackear” pacotes de figurinhas e pintar uma máscara no rosto dos jogadores, a ação parece ter se estabelecido como protesto oficial contra a Copa.
Entretanto, desta vez, o gesto foi bem menos discreto. Um(a) pichador(a) aproveitou graffiti feito em homenagem ao Neymar, no Terreirão do Samba, no Centro do Rio, e o “presentou” com uma máscara, no mesmo estilão das figurinhas já mencionadas.
Ele/ela ainda vai além e risca o nome do jogador e faz um xis no símbolo da Nike; ao lado de Cartola, que também é homenageado no espaço, picha algo que parece ser um “foda-se a Copa”.
Embora não saibamos exatamente a política do lendário Banksy sobre fazer uma intervenção urbana em um espaço já grafitado, o protesto “simples” parece com muitos que este fez em recente passagem por Nova York, no projeto “Better out than in”.
Curiosamente, o pichamento foi mostrado no mesmo dia que foi anunciado que o avião que a seleção brasileira usará na Copa será todo pintado pela dupla de grafiteiros Os Gêmeos.
O graffiti original que homenageia Neymar foi feito pela dupla Tot e Wark para participar de um concurso da prefeitura do Rio com a fornecedora do material esportivo da seleção.
Vi no Extra.
seja o primeiro a comentar