Atualizado em 04/01/2014
No último domingo (9), o site da Folha de S. Paulo publicou a opinião de Rael, Nasi, ex-vocalista do Ira!, e o maestro João Carlos Martins sobre as diferenças entre o vinil, o CD e o MP3.
O veículo reuniu os artistas no estúdio da Trama e tocou a música “You don’t know me”, do Caetano Veloso, nos três formatos; além de comentar sobre a qualidade do som, os participantes ouviram de costas para os aparelhos, tendo que adivinhar qual estava tocando.
Segundo a publicação, “a ordem escolhida foi MP3, vinil e CD. Nasi e Rael acertaram a ordem das mídias, ao passo que João Carlos Martins errou, invertendo a ordem de MP3 e CD”.
Para Rael, os graves cheios e o chiado são os destaques do vinil, enquanto o CD foi mais equilibrado, deixando mais claros os baixos. Já o MP3 (que, curiosamente, também é o nome do primeiro CD solo do rapper, “MP3 – Música Popular do 3º Mundo”), embora possua uma qualidade de som inferior, “funciona” por ser extremamente compacto: “ele funcionou por ser fácil de ser compartilhado. E não consigo viver sem MP3, não dá para ter tudo no formato físico, sem desmerecer o CD e o vinil, que têm bastante
qualidade”.
seja o primeiro a comentar