VVAR: o que esperar do primeiro CD do Marechal?

Atualizado em 07/01/2016

Com novas previsões de ter seu CD lançado todos os anos, Marechal afirma que de 2013 não passa. Mas, será que não mesmo? E o que esperar de um CD que já é considerado um clássico sem nem ter sido lançado?

Em outras publicações, aqui mesmo no Vai Ser Rimando, o rapper carioca foi comparado a Dr. Dre, pela ansiedade despertada por ambos em relação ao lançamento de um novo trabalho (o rapper americano há pelo menos uma década vem anunciando o seu “Detox”). Entretanto, o projeto de Marechal parece muito mais maduro.

Enquanto Dre diz estar recuperando sua inspiração pra escrever, o brasileiro tem feito menos shows e passado horas e horas por dia no estúdio, ao lado do produtor Luiz Café. É verdade que, para Marechal lançar algo oficialmente, o processo é lento. Não à toa, em sua carreira solo, o rapper tem apenas um single “Sangue bom“, distribuído junto com os produtos “Um só caminho…” (tem também o single de “Espírito Independente”, que é mais antigo e tem boas chances de já ter sido alterado).

Mas, isso não foi problema pra sua mensagem se espalhar. Com vídeos feitos pelos fãs em shows e apresentações, parcerias com outros rappers e todo respeito que acumulou quando fazia parte do “Quinto andar” e por ter criado a “Batalha do Conhecimento”, o rapper é um dos mais respeitados do Brasil e seu CD um dos mais esperados do ano.

Quando os boatos do lançamento do primeiro CD de Marechal começaram, anos atrás, a ideia era que o rapper lançaria uma mixtape chamada “Vamos Voltar À Realidade” e que ela seria a primeira parte de uma trilogia chamada “Porradão de 5”. Parece óbvio que os planos mudaram.

O que é VVAR?

Não é segredo pra ninguém que o CD do Marechal se chamará “VVAR”, mas muita gente não faz a menor ideia do significado. A palavra “WAR” por si só já seria um nome aceitável, visto que significa “guerra”, em inglês. Entretanto, o buraco é mais embaixo, como diria o outro.

“VVAR”, na verdade, é formado não por um “W”, mas sim por dois “V”. Ao mesmo tempo que parece ser “WAR”, seu significado real é: “Vamos Voltar À Realidade”. Um jogo de palavras interessantíssimo que deixou as expectativas ainda maiores.

Lista de músicas

Quando você precisa de apenas um vídeo pra perceber que o rapper é diferenciado, espalhar a mensagem fica fácil. Há varias apresentações memoráveis de Marechal pela internet, mas essa, no Sarau Bambaataa/GO, é uma das mais marcantes. Aliás, “Griot”, que denomina os contadores de histórias na África, é uma das músicas que com certeza estará no CD.

Outra, que possui uma chance tremenda de aparecer no “VVAR” é “Viagem”, que, felizmente, possui um bom vídeo gravado no “Experimente”, do Multishow.

Obviamente, pelo nome do disco, a música “Vamos voltar à realidade” não poderia faltar. Música essa que Marechal cantou até no Big Brother Brasil, convidado pelo Marquinho O sócio e que causou uma comoção nacional nos fãs de RAP e uma pequena “censura” por parte da Globo. O assunto ficou tão grande que levantou bastante questionamento sobre o “RAP na TV”, que discutimos em outra publicação.

É a guerra, neguinho“, “Bota mão pra cima, parceiro” e “A rua sabe” são outras bastante lembradas em shows, mas pra saber se estarão no CD, só perguntando para o próprio (entretanto, duvidamos que ele responderia).

Isso, sem contar, aquelas totalmente inéditas. O fato é que, por mais que existam vários vídeos pela internet de várias músicas, a possibilidade de o CD ser completamente diferente é gigantesca. Bases alteradas já são quase uma certeza, mas também podemos ter outras rimas pra certas faixas “consagradas” e mudanças aqui e ali.

O fato é que tem sido muito difícil para os fãs, até rappers famosos (pra MTV, Projota revelou que, junto com o do Racionais, o CD do Marechal é o seu mais esperado do ano), não esperarem ansiosos por um CD incrível.

Será que o rapper carioca vai conseguir alcançar toda essa expectativa e lançar o clássico dos clássicos? Só esperando pra saber…

3 Comentários

  1. Chico
    04/04/2013
    Responder

    Acho que ele vai conseguir produzir o tão aguardado clássico, marecha é foda neguim!!!!

    #VVAR

  2. Com certeza Marechal, Racionais e Edi Rock os mais aguardados! E esse anotodos mais empenhados do que nunca. Até o Rael lançou disco novo.
    Estamos no aguardo

  3. leonardo
    24/07/2013
    Responder

    Fã do Marecha desde 98, até hj sinto falta do Quinto Andar, aguardando ansiosamente o CD!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *