Capa do CD Sem Crise, do Gabriel o Pensador

Não sei o que cês esperavam do novo CD do Gabriel o Pensador, mas eu esperava muito. Esperava muito porque eu cresci o ouvindo e ele foi um dos grandes influenciadores na minha paixão pelo RAP. Como ele mesmo diz sobre o RAP: “ninguém sabia bem o que era, mas eu tava viciado naquilo e viciei uma galera”.

Eu fui um desses que ele viciou. Claro que com o passar dos anos, com cada vez menos lançamentos dele e mais lançamentos de outros rappers, comecei a ouvir outros sons e menos Gabriel. No entanto, a espera por novas produções dele era incansável. Todo ano na ansiedade, lendo cada um dos boatos que diziam que aquele seria o ano, mas nada… até que foi.

Sem crise” é o resultado de uma espera de 7 anos por um CD de inéditas do rapper. “Sem crise” é um dos melhores rappers brasileiros voltando em uma época em que o RAP está sendo visto de forma diferenciada de quando ele apareceu pela última vez. “Sem crise” vale a pena?

Vou deixar pra responder essa pergunta depois de falar um pouco mais sobre o CD.

A qualidade dos instrumentais melhoraram muito no RAP Brasileiro nos últimos anos, até pela maior possibilidade de se conseguir equipamentos e programas melhores. Eu particularmente nunca gostei muito dos instrumentais dos sons do Gabriel quando comparados aos da nova geração do RAP. Entretanto, é só dar o play que cê até se assusta: “Sem crise“, música que dá nome ao CD, tem um beat pesadão.

E assim segue, os instrumentais estão afiadíssimos. Mas, voltando à primeira música, Pensador explica um pouco sobre esse tempo que ficou fora, alguns acontecimentos que marcaram, como a importância do dinheiro e a cobrança do cachê que ele enfatiza na “Linhas Tortas, que cê pode ver o clipe acima. Aliás, a simplicidade da música pra descrever uma situação particular da vida dele foi de outro mundo; é uma simplicidade que arrepia. Afinal, a música fala da paixão do Gabriel por escrever, pelo RAP, lá no começo. Pra quem é fã, é um prato cheio.

Não só os instrumentais em si, mas a própria musicalidade foi mais enfatizada nesse CD. As músicas “Foi não foi” e “Boca com boca” contam com uma sequência de palavras que significam muito mais do que frases, mas que se conectam no som que produzem.

Mesmo que eu já tenha falado separadamente da “Nunca Serão“, vale ressaltar junto com o CD que ela é uma das poucas que lembram aquele Pensador que admiramos tanto no passado. Uma crítica social por trás de uma ideia genial; simples e muito efetiva.

As parcerias são outro destaque do CD, contendo músicas com Carlinhos Brown, Rogério Flausino, Nando Reis e Afrorregae. Na música com a Cone Crew Diretoria, intitulada “No ritmo, no tempo“, as linhas falam da importância de se aproveitar o tempo e cultivar as parcerias e os bons momentos. A faixa era muito esperada pelos fãs do RAP Carioca, principalmente pelos fãs da CONE, e ainda conta com um refrão da hora, bastante ritmado, e uma batida louca do Papatinho, como sempre.

Mas a parceria mais monstruosa do “Sem crise” é, sem dúvida, com Jorge Ben Jor, na “Surfista solitário“, que já virou mais do que clipe, já virou hit pelas programações de rádios e TV do Brasil. Bem ao seu estilo, Pensador mostra muito mar e muita liberdade no som e nas imagens.

Acho que chegou a hora de responder a pergunta feita lá no começo do post: sim, vale a pena. Vale a pena porque marca a volta de um dos melhores rappers brasileiros, em uma época bastante diferenciada e te mostra a visão dele dessas mudanças.

Entretanto, preciso ressaltar: eu esperava muito mais. Esperava mais porque em um CD do Gabriel o Pensador de 15 faixas, eu esperava 15 faixas geniais; na minha opinião, há só 3 dessas (“Linhas tortas”, “Nunca serão” e “Surfista solitário”). É claro que as outras 12 são boas e uma música boa do Gabriel é melhor que a maioria que ouvimos por aí, mas, de qualquer jeito, esperava mais.

Quem acompanha o blog, já deve ter lido eu fazer algumas comparações com Eminem. Desculpem, mas eu cresci ouvindo o cara, então as comparações simplesmente surgem. A verdade é que eu espero que “Sem Crise” seja o “Relapse” do Gabriel o Pensador. O que eu quero dizer com isso?

Eminem ficou uns 4 anos sem lançar nada. Quando ele voltou, todo mundo ficou na expectativa monstruosa e ele lançou o CD “Relapse”. Era um CD bom, sem dúvida, mas muito abaixo do que você imaginaria para o Eminem. No ano seguinte, ele voltou e lançou “Recovery”, que pra mim é um dos melhores CDs dele, um CD muito maduro.

Nesse pensamento, fico na torcida pelo próximo CD do Pensador, pra ser um dos melhores que ele já lançou, um CD mais moderno e maduro, mas que traga mais daqueles sons que curtimos tanto e que nos ensinou muito através dos anos.

Sem Crise – Gabriel o Pensador

  1. Sem Crise
  2. Foi Não Foi (part. Carlinhos Brown)
  3. Homem Não Presta
  4. Brilho Cego (part. Rogério Flausino)
  5. Linhas Tortas
  6. Nunca Serão
  7. Boca Com Boca (part. Nando Reis)
  8. Surfista Solitário (part. Jorge Ben Jor)
  9. No Ritmo, No Tempo (part. Cone Crew Diretoria
  10. Deixa Quieto
  11. Na Palma da Mão
  12. Pimenta e Sal (part. Afrorregae)
  13. Tudo Certo
  14. Correr Pro Abraço
  15. Mi Casa Su Casa

Não perca mais nenhum post!

1 Comment

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

*