Que haja precaução, proteção, projeção e libertação. Depois de sofrer acidente e adiar lançamento, Artigo retoma projeto, lança mixtape “Libertação” e faz a persistência valer a pena.

Você provavelmente já ouviu falar do Artigo em alguma música com o Projota, em alguma frase retirada de suas letras ou até mesmo aqui no site, quando falamos do seu recém-lançado webvideo. O fato é que você já deveria ter ouvido muito mais. Prestes a lançar a mixtape, em abril de 2011, o rapper sofreu um acidente e ficou meses sem poder gravar qualquer coisa.

Só em novembro, de 2011, Artigo voltou a falar do projeto com o produtor Diego Coelho (CAD Produções). O rapper colocou a mixtape para download no dia 25 de março em seu site oficial e logo no dia 26 já iniciou as vendas.

Capa da mixtape "Libertação", de Artigo

Baseado numa crew de grafiteiros que fazia parte, denominada Artigo 5, e no próprio Artigo 5º da nossa Constituição, que diz que todos são iguais perante a lei, Ramon Maia dos Santos tornou-se Artigo. Aliás, a mixtape já abre com essa apresentação. Depois das palavras de Michel Yakini, que já faz um jogo de palavras da hora, o rapper se apresenta na faixa “Eu sou artigo” e faz uma ligação entre alguns artigos da nossa Constituição e a sua própria atuação no RAP.

Outra parada da hora que nota-se já no começo da mixtape e que tornou-se bastante comum nas músicas atuais são os scratches de grandes nomes do RAP, como Racionais e Sabotage. Entretanto, além dos clássicos, Artigo também utiliza scratches de músicas do Projota, Rashid e Emicida, o que é da hora pra mostrar o quanto os caras já influenciam a sua própria geração. E tudo isso é comandado pelas mãos do DJ Zala (sim, é o DJ que acompanha o Projota nos shows).

E se tem uma parada que a nova geração trouxe ao RAP, é a diversidade. Desde as letras mais pesadas até as românticas, passando pelas tranquilonas. Artigo é desses também e mesmo com destaque pras músicas mais fortes, o rapper também passeia pelos temas e traz ainda mais qualidade ao cd, como na música “Demorô“, com o próprio Projota.

Rashid, Projota e Artigo

Se não te convencemos ainda a ouvir a mixtape inteira, tudo bem. Mas, pelo menos, a música “21 gramas” você precisa escutar. Ela é de 2008 e já tava na net há um tempo. Muito além de uma letra da hora, a própria ideia da música é incrível e o rapper a trata de uma maneira especial. O que só volta a ressaltar a ideia que o Artigo é diferenciado. MC Kaon, que participa do som com beat de Duck Jam, chegou pesado também.

Outra música de bastante destaque é a “Cê já imaginou?“, com beat de Jao. A temática da música, que fala sobre o atendimento médico no Brasil, já é foda e fundamental. Mas, além disso, retrata uma experiência própria do rapper. Pra quem sempre pede pro nosso RAP ser verdadeiro e protestante, tá aí um exemplo praticamente literal. E mais, ao tratar uma dor pessoal como inspiração, Artigo dá uma aula de motivação e incentiva ainda mais quem ouve.

Enfim, como o rapper diz na faixa de agradecimento, a mixtape “Libertação” é muito da história dele. Afinal, é uma compilação de sons de 2008 até 2012. Possui até a música “Função“, que originalmente está na mixtape “Projeção”, do Projota. Aliás, além da música ser muito boa, a participação do Artigo nela é marcante e teve uma de suas frases replicadas inúmeras vezes (“RAP vive sem mim, mas eu não vivo sem o RAP”).

Em “Libertação“, Artigo “liberta” seus pensamentos, sua história, suas aflições e alegrias. Com ótimas letras e produções, tem tudo pra abrir muitas portas para o rapper.

MC Artigo

Mixtape Libertação – Artigo

01 – Intro – Crime Perfeito (Michel Yakini) [2012] Beat Diego Coelho
02 – Eu sou Artigo (Part. Dj Zala) [2011] Beat Nefasto
03 – Conquiste seu lugar (Part. Júnior Rocha) [2011] Beat Diego Coelho
04 – Libertação (Part. Projota) [2011] Beat André Laudz
05 – Artigo de Grife [2011] Beat Nefasto
06 – Então Vem (Part. Lady Zú) [2012] Beat Diego Coelho
07 – Preparado pra Vencer [2012] Beat Scooby
08 – Vê Bem! [2012] Beat Zinho
09 – 21 Gramas (Part. Kaon) [2008] Beat Duck Jam
10 – Lema da vida [2009] Beat Dj Caique
11 – Demorô (Part. Projota) [2010] Beat Projota
12 – Tá de Toca? (Part. Rashid e Tirolez) [2012] Beat TH
13 – A Gente Enxerga o Que Quer Ver [2012] Beat VMS
14 – Função (Part. Terceira Safra, Projota e DJ Zala) [2010] Beat Projota
15 – Ela Me Disse Adeus (Part. André Maini) [2011] Beat Dj Caique e André Maini
16 – Cê Já Imaginou [2012] Beat Jao
17 – Nada pra Falar [2011] Beat Diego Coelho
18 – Fé em Mim (Part. Diego Coelho e Júnior Rocha) [2012] Beat Gah
19 – Agradecimentos – Salvê [2012] Beat Diego Coelho (FAIXA BÔNUS)

DOWNLOAD OFICIAL

Não perca mais nenhum post!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

*