Música do Criolo representa em campanha contra genocídio dos jovens negros

Atualizado em 09/01/2016

Além de se destacar como um dos melhores clipes do ano passado, entrando inclusive na nossa lista, “Duas de cinco” agora também passou a representar na campanha “Jovem negro vivo”, da Anistia Internacional (assine o manifesto!).

A música foi cedida gratuitamente pelo Criolo, que também aparece em uma imagem de divulgação com seu fiel escudeiro DJ Dan Dan e plaquinhas amarelas condenando o genocídio dos jovens negros no Brasil.

Pode parecer exagero da minha parte chamar de genocídio, mas, bom, não é. Não é nem um pouco. Dos 30 mil jovens brasileiros mortos em 2012, 77% eram negros. Se isso já não é assombroso o suficiente pra você, acrescente que apenas 8% dos casos foram julgados.

O pior de tudo é que não é nem um daqueles assuntos que o governo sabe que tem um problema, mas falha em resolver; as autoridades simplesmente ignoram. É como se todos esses jovens assassinados fossem invisíveis… O que nos leva ao vídeo da campanha.

A parada é tão cotidiana que mesmo o vídeo tendo sido lançado em novembro, finaliza com imagens que lembram o caso de fevereiro em Palmirinha, no Rio, que culminou na morte do Allan Souza de Lima, de 17 anos. Não importa se você fez ou não, se é um jovem negro correndo na frente do PM, tiro. Assombroso.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *