RAPtrospectiva 2014: 33 momentos que marcaram o Hip Hop Brasileiro no ano

Atualizado em 08/01/2016

Os ataques do Nocivo Shomon

AXL e Nocivo Shomon

Quem acompanha o RAP Brasileiro no dia a dia já tá acostumado a ver ataques do Nocivo ao Emicida, por exemplo. Mas, em 2014, a “treta” ganhou níveis inacreditáveis. E mais, a metralhadora começou a virar pra todos os lados e sobrou pra DJ Caique e AXL também.

O primeiro ele chamou de pilantra e arrombado, “mostra dinheiro que ele abre as pernas”; o segundo seria um “boy”, “mala” e “imitação do Eminem”. Mas, diferente dos colegas, o rapper do Vale não ficou quieto e em resposta lançou o som “Nocivo”.

Leia a publicação completa.

“Somos todos macacos”? Não no RAP Brasileiro!

Não Somos Macacos

Depois que o jogador Daniel Alves, do Barcelona, comeu uma banana atirada por um torcedor no meio de uma cobrança de escanteio, a Internet inteira se juntou em uma ação contra o racismo. Liderados, a princípio, pelo colega de equipe, Neymar, todos mandaram mensagens de apoio utilizando a tag “#SomosTodosMacacos”.

Quer dizer, quase todos. Boa parte dos rappers brasileiros se mostraram contra a ação. Emicida, que foi um dos primeiros a se manifestar contra e foi seguido por vários outros, publicou uma série de tuitadas questionando a “brincadeira”. Em um dos tweets, ele questiona: “O próximo passo é oq? Dizer p/ mulher estuprada ñ levar isso tão a sério, afinal, se ela pensar que é só sexo o estupro deixa de existir?”.

Leia a publicação completa.

A invasão de palco do Zap-san e a briga com o Projota

Por causa de um problema autoral na música “Frases”, que os dois gravaram em parceria para o CD do Zap-san, “A importância disso”, vimos uma das cenas mais lamentáveis do ano. Zap-san alega que Projota enrolou o assunto, o que levou o primeiro a Indaiatuba pra tentar uma conversa direta. Não deu certo e, movido pela raiva de ver “atrasar tal sonho que carregava há tantos anos”, Zap-san invadiu o show do outro e tentou o agredir.

Segundo Projota, “apenas foi solicitado pelo escritório competente sobre meu trabalho, que esse detalhe do contrato fosse alterado e eu assinaria com prazer”. Ele ainda alega que o depoimento do colega sobre o ocorrido é totalmente tendencioso e que não menciona que tentou agredi-lo pelas costas, com ênfase nesta última expressão.

Leia a publicação completa.

 Os 25 anos do Racionais

Racionais em 1990

Quando um dos principais grupos do RAP Brasileiro completa 25 anos, a cena toda deveria parar alguns minutos para reverenciar. E foi mais ou menos o que aconteceu. Pra 2014, o Racionais planejou uma turnê especial que reuniu vários convidados, entre mais novos e os mais velhos; estreou sua marca oficial de roupas; e ainda lançou uma coletânea com alguns sucessos.

Leia a publicação completa.

O reagrupamento do RZO

RZO no Estúdio Showlivre

A participação do RZO no show em homenagem ao Chorão chamou atenção, mas foi só quando DJ Cia confirmou o reagrupamento de forma oficial, com direito a CD de inéditas, que o barato pegou fogo. Depois daquilo, foi só alegria pros fãs. Teve show na Virada Cultural, show online, trechos de gravações, imagens de estúdio. Agora só falta o disco…

Leia a publicação completa.

Páginas 1 2 3 4 5 6 7

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *