3. “Amigo branco”, do Thiago Elnino

Direção: Rabú Gonzalez

Quantas vezes você já pediu para alguém se colocar no lugar de outra pessoa para responder a uma questão ou tomar uma decisão? Desista disso; são poucas as pessoas que possuem a mente aberta e a empatia suficientes para tal feito.

A produção do clipe teve a brilhante ideia de trabalhar com a inversão do preconceito e colocou um branco para enfrentar os obstáculos raciais que os negros costumeiramente encontram na nossa sociedade.

Entretanto, convenhamos, se a pessoa ainda não percebeu o preconceito, não seria com essa ideia geral que ela passaria a entendê-lo. Não seria apenas mostrando um branco não conseguindo um emprego que ela se sentiria, digamos, envergonhada de perceber tão tardiamente as coisas como elas são.

A verdadeira mina de ouro do clipe está em alguns detalhes que realmente podem despertar quem assiste. Mostrar um Big Brother Brasil com predominância negra e um xampu para dreads, por exemplo, é o que levanta os novos debates.

O preconceito na nossa sociedade se encontra na raiz, nos detalhes que, por nunca parecerem relevantes, o mantém vivo através das gerações. O clipe toca nessa ferida da melhor maneira possível e ainda aperta pra ver se sangra!

Não perca mais nenhum post!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

*