“O racismo acabou”, mas trabalhadores negros recebem salário 36,1% menor

A ironia encontrada no título é, na verdade, a realidade que vivemos no Brasil. Boa parte das pessoas acreditam que o racismo não existe mais, por existirem leis de proteção e pela liberdade de ir e vir (ambas ilusórias, diga-se de passagem).

Acabam até maquiando o racismo para parecer qualquer outra coisa, assim continuam acreditando que não são racistas. Como diria o Gabriel o Pensador: “o racismo é burrice, mas o mais burro não é o racista, é o que pensa que o racismo não existe.”

Entretanto, ele não só existe como está na fundação de nossa sociedade. Se a renda mensal é fator importantíssimo para um bom estudo, boa alimentação e uma vida decente, como explicar tamanha disparidade no mercado de trabalho sem apontar o racismo existente?

Na última quarta-feira (13), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou o resultado de um estudo que revela que o trabalhador negro recebe 36,1% a menos do que um não negro; a diferença aumenta ainda mais quando o nível de escolaridade de ambos é maior.

Além disso, o número de negros que conseguem alcançar um cargo superior também é mínimo. Na região metropolitana de São Paulo, 18,1% dos trabalhadores não negros alcançam cargos de chefia, enquanto que apenas 3,7% dos negros são promovidos na hierarquia das empresas.

A pesquisa “Os negros nos mercados de trabalho metropolitanos” foi realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza e Brasília.

Vi na Revista Fórum.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *