Apadrinhados pela mãe do Criolo, rappers do Grajaú levam poesia de porta em porta nas escolas

Atualizado em 06/01/2014

Não era preciso uma pesquisa específica para dizer-nos que o Grajaú era um dos bairros mais perigosos de São Paulo. Basta escutar alguns sons do Facção Central ou trocar uma ideia com o Criolo que a gente já flagra.

Assim como a maior parte das periferias do país, não há opção para os jovens e a única saída é o crime. Entretanto, é bem ali onde mora o perigo que nasce um dos projetos mais interessantes para dar uma opção cultural aos moleques: um grupo de RAP leva poesia de porta em porta nas escolas estaduais e municipais.

Apadrinhados por Dona Vilani, mãe do próprio Criolo, 5 jovens entre 15 e 22 anos se organizaram no grupo “Semblantes” e iniciaram as intervenções poéticas com linhas suas e outras consagradas da poesia brasileira. Os versos declamados se misturam com a realidade de mundo dos estudantes. São reivindicações, tudo aquilo que deveria ser o certo na sociedade e que por diversos motivos acabam não existindo.

“Incentivamos os jovens a seguir nas diversas artes e não no mundo do crime ou das drogas. A nossa arte é a poesia, uma das mais antigas expressões humanas que ainda respira firme, viva na vida das pessoas”, afirma Márcio Ricardo, um dos integrantes do grupo.

Mesmo em época de férias, o Semblantes estará presente em diversos projetos ligados ao RAP e ao Hip Hop; confira a agenda de apresentações:

  • 27/07 – Apresentação do Semblantes e lançamento do livro “Felicidade Brasileira”, do Poeta Márcio Ricardo. Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509. Das 18 às 20;
  • 29/07 – Apresentação do Semblantes e lançamento do livro “Felicidade Brasileira”, do Poeta Márcio Ricardo, no Slam do Lgo 13, Santo Amaro. Às 20h. Endereço a confirmar;
  • 03/08 – Pocket Show do Semblantes e lançamento do livro “Felicidade Brasileira”, do Poeta Márcio Ricardo. Batalha da Selva – Avenida dos Têxteis, 1050, Biblioteca Solano Trindade, Cidade Tiradentes. Das 20h às 4h;
  • 06/08 – Reviva Rap, Brasilândia. A Confirmar local, endereço e horário;
  • 10 e 24/08 – Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú – CAPS, no Centro Cultural do Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho nº 50 – Parque América – Grajaú.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *