Assista à entrevista coletiva do Racionais em Salvador/BA

Atualizado em 06/01/2014

Na última segunda-feira (15), a TV Gap disponibilizou em seu canal no Youtube vídeo de uma entrevista coletiva do Racionais MC’s em Salvador, Bahia.

A entrevista é a mesma que disponibilizamos no começo do mês, quando Mano Brown falou sobre a redução da maioridade penal. Entretanto, além de ser em vídeo, há também muitos outros assuntos discutidos.

Perguntado sobre política, o rapper (Mano Brown) não se mostrou muito a favor de ver algum artista do movimento eleito: “Eu acho que o RAP já faz a política do jeito que faz; a gente tem que parar de achar que a política convencional é a única que cabe fazer. Eu mesmo me sinto muito mais útil fora do que dentro amarrado numa cadeira compromissado com verme e safado.”

Embora assuntos políticos costumeiramente dominem suas entrevistas, Brown falou muito sobre RAP e os novos lançamentos tanto do grupo quanto dos artistas solo. Para o rapper, assim como a rua e os salões, a “Internet também é um palco”, sendo vista por ele como “o território mais justo para o RAP”.

Logo depois desse pensamento, ele demonstrou toda sua vontade em continuar trazendo novas ideias paras músicas e a vontade de fazer parte de forma ativa da nova geração.

“Eu acho que os caras tão dando a ideia certa. Agora, a ideia certa também é muito relativo. O que é certo pra mim, não é certo pro outro. O que é tranquilo e cômodo pra uns, pra outros é suicídio, comodismo e preguiça”, afirmou. “A gente tem que tomar cuidado com os vícios, o ‘nosso movimento também’ não pode ficar viciado; ancorado em velhos dogmas, conceito velho, com preguiça de mudança. Medo da mudança, não pode ter; não pode ter medo do novo; não pode ter medo do desconhecido; não tem que ser um movimento corporativista também, tem que ser um movimento aberto a todas as ideias; tem que ser aberto aos problemas. A gente tem que ser um movimento inclinado à justiça geral”, alertou.

Já pro fim do registro, Mano Brown comentou sobre os lançamentos do grupo e de seus integrantes, reiterando a importância do trabalho em conjunto.

“Não vai acabar o Racionais, infelizmente ou felizmente. Não é isso que tá acontecendo. Racionais tá ampliando alcance através do Edi Rock com o disco dele, Blue e o Helião com o deles e eu com o meu. KL Jay com os trabalhos dele. Tudo é Racionais. Racionais não acaba nunca mais”, falou sobre os trabalhos solos. “Fortalecer o individual, fortalece o coletivo. Se o individual tá forte, o coletivo tá muito mais forte. Houve época em que as pessoas tentaram atrelar o Racionais ao Brown. Entre nós, a gente sempre soube que não era isso. Por aí vai, sempre alguém tem que levar o bonde, não tem nada a ver. O RAP não é só Racionais, o Racionais não é só o Brown e por aí vai…”, concluiu.

Vimos o vídeo no Noticiário Periférico.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *