Xará sobre protestos no Brasil: “era inevitável e urgente”

Atualizado em 04/01/2014

Depois de lançar clipe com imagens dos protestos, Xará comentou sobre os mesmos, sobre a produção do som e futuros lançamentos ao site RAP Nacional Download.

Embora a música “No meu império” tenha sido lançada com imagens das recentes manifestações que dominaram o país, o rapper revelou que ela já estava pronta há meses; a escolha pela utilização das imagens deu-se por causa do conteúdo da música: “trata de poder, contestação e não-aceitação do que nos é imposto.”

“Com relação aos protestos, era inevitável e urgente. Eu sou a favor de protestar sempre. Pode ser através da arte, indo pra rua, através de manifestações na rede, cada um com o instrumento que tem. Era só questão de tempo até que todo mundo explodisse”, afirmou. “Eu acho que esses eventos são muito positivos para quem tá com a casa arrumada, quem tem estrutura. Como você convida alguém pra um banquete, na sua casa, se os seus filhos estão passando fome, sem atendimento de saúde, sem teto e sem voz? Tá tudo muito confuso. Não é hora para festas”, comentou sobre a realização da Copa das Confederações, da Jornada Mundial da Juventude, da Copa do Mundo e das Olimpíadas no país.

Xará ainda falou sobre a polícia e a possibilidade de um golpe militar, como muitos têm concluído sobre a semelhança entre os protestos de hoje e os protestos da década de 60 que “abriram caminho” para a ditadura instaurada no país.

“Muito se fala também sobre um suposto golpe militar. Acho pouco provável, o exército está sucateado e não se cresce mais nessas terras aqui não, não acho que esse modelo consiga se manter nos dias de hoje. Ano de 2013 e, a polícia e os militares só servem pra correr atrás de escravo fujão – no final é o povo contra o povo”, comentou. Sobre a polícia, “eles fazem o papel deles sob a perspectiva das classes A e B, que é zelar pela paz aparente e pela ordem conveniente. E como fazer isso? É simples, contenção de massa. Infelizmente, a gente sabe que é às custas dos nossos”.

Por fim, o rapper ainda comentou que já está trabalhando em um novo disco e que ele deve vir bem diferente do “Além da razão“, seu último lançamento, em 2011. “Estamos fazendo de tudo pra cumprir nosso cronograma e lançar o disco em setembro de 2013”, concluiu.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *