Nos últimos dias, o Brasil parou. Não, não foi por causa da Copa das Confederações! Pelo contrário, manifestações contra os gastos no evento inflamaram ainda mais a população, que, por estes e tantos outros motivos, foi à rua.

Se o país passa por um momento de protestos generalizados, nada mais sensato do que destacar a participação dos rappers nos movimentos. Afinal, são tantos anos pedindo por isso em suas letras que os artistas não perderam tempo em participar ativamente, da maneira que podiam. Aliás, falando em letras de protesto, vários RAPs foram usados para expressar indignação através de cartazes e faixas!

Veja abaixo de que maneira os rappers participaram dos protestos:

*OBS: obviamente, vários rappers foram ao protesto e não tiraram foto ou tiraram e não publicaram na Internet ou tiraram, publicaram na Internet e a gente não viu. Nossa publicação não é para cobrar ninguém, pelo contrário, é pra ilustrar o quanto o RAP em geral está envolvido nos protestos e destacar momentos da hora das manifestações!

Cone Crew Diretoria

Conhecidos pela irreverência e pela bagunça, os cariocas não só foram pra rua como foram preparados:

Cone Crew Diretoria registra Batoré nos protestos
“Pode jogar gás que tamo preparado”

Criolo, DJ DanDan e RedNiggaz

RedNiggaz fez diversos registros dos protestos, mas o mais marcante, sem dúvida, foi o encontro com os monstrões Criolo e DJ DanDan pelas ruas de São Paulo:

Criolo, DJ Dandan e RedNiggaz nos protestos em São Paulo
“Só assim pra gente se tromba…nas ruas…”

DJ Caique

Com diversas imagens das ruas de SP, o produtor musical e MC também esteve por lá; destaque para o registro de uma faixa genial em que a palavra “Love” (“Amor”, em inglês) se encontra dentro da palavra “Revolução”. Mais tarde, ele ainda afirmaria em seu Twitter ter encontrado o Eduardo, ex-Facção Central, na manifestação.:

DJ Caique registra faixa em que Revolução e Love andam juntas
“Revolução!!!! O povo é foda!”

Eduardo

Uma das maiores referências do RAP na luta contra o sistema, o rapper não poderia ficar de fora de um momento tão importante da democracia brasileira:

Eduardo, ex-Facção Central, vai à rua em protestos em SP
Eduardo, ex-Facção Central, vai à rua em protestos em SP

Flow

Nas ruas de São Paulo, além de registar a sua participação na manifestação e o movimento do povo, o rapper também aproveitou para retratar um outro tipo de protesto bastante recorrente, também na noite da segunda-feira (17):

Flow registra protesto em imagens
“Iaco bem foda #vemprarua”

Haikaiss

Ainda no domingo (16), o grupo, através de Spinardi, publicou uma nota em sua página no Facebook em apoio aos manifestantes e informando que se juntariam a eles no dia seguinte. Não deu outra, na segunda-feira (17), com foto das famosas máscaras que representam Guy Fawkes, popularmente conhecidas pelo filme “V de Vingança” e já usadas por eles no clipe de “Camaleão”, publicada na página e nos perfis de seus integrantes no Instagram, o grupo convidou todos a seguirem com eles naquele fim de tarde:

Haikaiss convida ao protesto
“Pronto ?! Haikaiss fará parte do protesto hoje , quem quiser se juntar a nós , as 4:00 em Santana !”

Karol Conká

Em Curitiba, o protesto também foi forte, como podemos ver através de registro da rapper que tem o “Batuk” mais “freak” do país:

Karol Conká registra protestos em Curitiba
“O povo unido, jamais será vencido!!! Fui pra rua protestar! Vem que a luta tbém é sua”

Lenda ZN

Além do registro do povo nas ruas, o rapper também aparece em uma de suas publicações com um cartaz referente ao seu novo clipe, mas quem tem tudo a ver com a causa:

Lenda ZN leva cartaz às manifestações
“A rua e nossa!!! E NOIZ POR NOIZ”

Marcello Gugu

Com mixtape recém-colocada na rua, o rapper aproveitou pra ir pra lá também no meio das manifestações e registrou uma faixa da hora:

Marcello Gugu registra protestos em SP
“Do povo… Para o povo… E pelo povo!”

Max B.O.

O rapper foi outro que fez diversos registros dos protestos. Destacamos aqui a “Revolta dos Vinagres”, como está sendo chamada popularmente às manifestações por causa da proibição do produto pela polícia:

Max B.O. registra protestos em SP
“Revolta do Vinagre! #Pinheiros! P'”

M.Sário

O integrante do Pentágono também foi às ruas de São Paulo e registrou o povo unido em mais um dia de manifestações na cidade:

M.Sário registra povo nas ruas
“#vemprarua”

Nego E

Além de apoio às manifestações, o rapper também esteve no 5º grande ato que ocorreu nessa segunda-feira (17). O destaque de sua passagem pelas ruas foi a captura da imagem do metrô e a legenda:

Nego E registra o metro de SP após ato 5.
“Pulamos as catracas, exercemos nosso direito e tudo sem depredação ou violência.”

ORIgame

Em meio a publicações de sua própria participação na manifestação paulista, o rapper destaca uma faixa que pede pelo Impeachment do governador Geraldo Alckmin, na noite de segunda-feira (17):

ORIgame destaca faixa que pede Impeachment de Alckmin
“Povo ta cansado chapa, chega dessa patifaria nesse pais, nunca senti tanto orgulho de ser brasileiro como hoje!”

Parteum

Apaixonado por skate, o rapper conhece as ruas como poucos; não podia faltar o seu registro:

Parteum registra protestos em SP

Projota

Diversos cartazes foram vistos com suas rimas pelos protestos. E não é que o rapper encontrou um deles pra registrar:

Projota registra cartaz com suas rimas nos protestos em SP
“Encontramos esse cartaz com uma frase do Projota no meio da multidão #vemprarua #protestosp”

Rashid

O rapper que canta diversas referências à revolução e a ir para rua em suas músicas não poderia ficar de fora. Foi à rua e registrou a grande concentração do povo por lá:

Rashid registra protestos em SP
“Tava ali na rua tentando mudar o país, junto a algumas milhares de pessoas… Poder para o povo! Revolução é na pratica!!!”

RET

O rapper carioca não publicou fotos suas no protesto por assim dizer, mas demonstrou em várias publicações o seu apoio à causa e chamando o povo para as ruas, dando a entender que esteve por lá. Aliás, na madrugada desta terça-feira, poucas horas após a intensificação das manifestações, ele publicou a seguinte imagem em seu Instagram:

RET demonstra apoio a protestos

Rodrigo Brandão (MC Gorila Urbano)

Além de registrar os protestos, o rapper também registrou encontro com Thaide, Xis, Osgêmeos e mais uma pá de gente:

Rodrigo Brandão registra protestos em SP.
“Ontem foi momento histórico pro Brasil. Enfim foi quebrado o trauma instaurado desde a violência e tortura infligidas durante a ditadura militar: a população venceu o medo de se manifestar e ocupou a cidade como há muito ñ se via nesse canto do planeta. E, naturalmente, quem é da cultura de rua mesmo, tava lá! Ñ é `a toa q me encontrei c/ OsGemeos, Thaíde, Xis, Ise, Coió & cia. no meio de tamanha multidão. Como diz aquele refrão, ‘the real hip hop is over here…'”

Síntese

O registro não é do Neto, mas registraram ele em um dos protestos em São Paulo e isso é o que conta:

Neto do Síntese nos protestos em SP
“Presente”

Thaide e Xis

E não foi só a nova geração do RAP Brasileiro que protestou, não. Duas referências do gênero musical no país também estiveram nas ruas e fizeram sua parte:

Thaide e Xis nos protestos em São Paulo

———

Viu alguma outro registro da hora de rappers? Coloca nos comentários que a gente publica!

Não perca mais nenhum post!

4 Comments

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

*