Quase 10 anos depois, rapper acusado injustamente aguarda indenização

Atualizado em 03/01/2014

Na última segunda-feira (13), a Record disponibilizou vídeo de sua reportagem que conta história triste vivida por James Lino: acusado de crime que não cometeu, ele está há quase dez anos esperando por definição da Justiça.

Integrante do Potencial 3, o rapper foi vítima de algumas ações ilegais da polícia que culminaram numa acusação sem provas de assalto à mão armada. Para um negro morador da periferia, o acontecido não é tão impressionante quanto deveria ser.

“Isso é como se fosse o grilhão de antes do 13 de maio de 1888 que continua atado às nossas canelas”, comentou à matéria o advogado Antonio Carlos Arruda, fazendo referência aos tempos de escravidão. “O caso do James não é o caso do James; o caso do James é o caso da sociedade paulista. O caso do James é o caso da sociedade brasileira”, explicou.

Entretanto, diferente de tantas outras histórias parecidas, esta terá um final não tão triste assim: vitorioso em todos processos, James Lino recebeu um pedido formal de desculpas da Secretaria de Segurança de São Paulo (6 anos depois) e lhe foi garantido pelo Superior Tribunal de Justiça de Brasília uma indenização em dinheiro (sem prazo definido para ser entregue).

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *