Eu quero mais 21/12!

Atualizado em 09/01/2016

Se pra você a data 21/12 significa nada, para o RAP Brasileiro ela começa a aparecer como esperança de um lançamento pesado vindo do Kamau.

Em 2009, ano que o rapper completou 21 anos de skate e 12 de RAP, ele lançou a música “21/12”, no dia 21/12. Neste ano, Kamau também trouxe uma novidade para a data: um novo clipe, da música “(Eu Quero) Mais“.

E a conexão do “guerreiro silencioso” com os números não para por aí: Kamau nasceu no dia 29 de fevereiro, ou seja, em um ano bissexto (aquele ano que tem 366 dias e só acontece a cada 4) . Coincidência ou não, seus últimos CDs foram lançados em 2008 e 2012, ambos bissextos. O fato de ele ter feito faculdade de matemática seria motivo ou consequência?

De qualquer jeito, agora que expliquei o motivo de o lançamento ter sido feito no dia 21/12, de 2012, às 21h12, vamos ao clipe…

Eu Quero Mais - Kamau

Tão incrível quanto a imagem acima, retirada do clipe, são as homenagens que Kamau sempre faz ao amigo DJ Pr!mo, importante nome na história do Hip Hop no Brasil. Homenagens essas que são passadas aos fãs (a plaquinha visível no clipe!) que, além de conhecerem mais do rapper, acabam conhecendo mais de Pr!mo e, consequentemente, do Hip Hop.

Kamau tem dessas. Com gestos simples, mas poderosos, ele alcançou até hoje em sua carreira o respeito que poucos alcançaram em carreiras completas. E é com essa simplicidade e com muita força que o clipe de “(Eu Quero) Mais” chegou.

A música já é pesadona e cheia de mensagem, como eu falei na pequena resenha que fiz do EP …ENTRE…:

(Eu Quero) Mais” é a “revolta” do Kamau como um todo. A essência da música é incrível. Em sumo, ela busca desacomodar os acomodados, destacando que devemos buscar sempre mais. Na primeira estrofe, o rapper direciona o protesto à condição do negro no país; na segunda, à sua posição como músico; na terceira, como pessoa, num geral. A música é importante em todos os níveis, pois, convenhamos, o acômodo é totalmente contra o progresso.

Somado a isso, ainda tem toda a vibração positiva e de mudança que se tem em um show de RAP lotado. Somado a tudo isso, ainda temos a data do show: 7 de setembro, Dia da Independência Brasileira.

A escolha pela independência e a constante luta por liberdade são os melhores símbolos para alguém que não quer ficar acomodado, para alguém que quer… bom… mais! Claro que ele poderia ter tirado desse show o clipe de alguma outra música, mas ter feito exatamente desse som mostra a percepção do Kamau e define melhor o que falei antes: gestos simples, mas poderosos!

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *