Terra Preta faz a imaginação gerar um ótimo álbum em “Homem Figa vol. 1”

Atualizado em 13/12/2012

Capa Homem Figa vol. 1 - Terra Preta

Haja imaginação pra gerar tanto assim! Terra Preta é dono de uma das vozes mais loucas do RAP Brasileiro, que o levou até a ganhar uma etapa do programa “Astros”. Até por isso, seus RAPs dificilmente serão o comum rima e batida.

Pra quem não sabe, ele adota essa de “Homem Figa” há um bom tempo. Além do próprio sinal de figa, lembrado na capa do álbum, há também um significado por trás: “Fazendo a Imaginação Gerar Algo”.

O que falei sobre o escancaramento do R&B em meio ao RAP fica bem claro quando você coloca os sons pra tocar no PC. A própria classificação das música já as define, na visão do rapper, em RAP ou R&B.

Isso sem falar do som “Lutar até as últimas” que possui uma pegada bem mais voltada ao reggae, ainda mais completada pela voz de Junior Dread. Na R&B “Me mostre um pouco de amor“, Terra Preta conta com participação muito louca do rapper Rincon Sapiência.

Até o momento, já foi lançado o clipe de uma das músicas do cd e deve vir mais em breve. Não vou falar muito sobre “Nasce, cresce e morre“, pois temos um post específico para ela no site, mas a real é que mesmo sendo classificada como R&B, ela possui uma mistura bem da hora, parece até um RAP por completo em alguns momentos.

Falando das características do som, acho que “Nossos sonhos renascem” é um dos sons mais RAP por assim dizer que já ouvi do Terra Preta. Aquela de mandar um flow da hora e com as rimas muito bem encaixadas.

Já “Jogue a primeira pedra” carrega uma temática muito forte. Fala das garotas de programa no estilo de “Rua Augusta”, mas puxa uma ligação com Maria Madalena e sua história, até por isso o nome da música.

Mas, o som que mais vai se destacar e ficar guardado do álbum deve ser “Os muleke é zika“. Não só porque virou camiseta, mas pelo estilo mais divertido do som e pelo mantra da frase principal; promete embalar vários rolês.

Saindo um pouco do “música a música”, acho que o mais louco do cd é a homogeneidade. Mesmo com a mistura clara do R&B com o RAP, as produções, talvez a sequência da música, as temáticas, enfim, há uma ligação boa entre uma faixa e outra. Talvez, essa seja a grande diferença da mixtape pro álbum: enquanto a mixtape seja mesmo uma “fita misturada”, o álbum seja mais bem pensado e organizado, parecendo mais uma grande composição do que várias menores.

O lado negativo disso talvez seja que o cd não tenha nenhuma “música baque”, daquelas que te derrubam da cadeira e te fazem perceber “porra, to escutando Terra Preta”. Em compensação, há um clima muito relax na maioria das tracks que te faz escutar o álbum umas 10 vezes sem nem ver o tempo passar.

Alguém por aí já querendo o volume 2?

Homem Figa vol. 1 – Terra Preta

01 – Nossos Sonhos Renascem
02 – Me Mostre Um Pouco De Amor Part. Rincon Sapiência
03 – Nasce, Cresce E Morre
04 – Nunca Imaginei
05 – Andarilho
06 – Jogue A Primeira Pedra
07 – Todo Dia Nasce Uma Estrela
08 – Os Muleke é Zika
09 – Lutar Até As Últimas Part. Junior Dread
10 – Não Chore

DOWNLOAD OFICIAL

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *