2011 foi embora, 2012 chegou, e as premiações da MTV continuam basicamente no mesmo estado. Depois de fazer “barba, cabelo e bigode“, no VMB 2011, o RAP Brasileiro é o destaque da edição 2012 com 23 indicações. Dentre elas, Emicida é o mais indicado com 5.

Se em 2011 Emicida e Criolo roubaram a cena com os principais prêmios da noite, em 2012 a diferença é a maior variedade de artistas indicados. Além das estreias de Projota, Rashid e RAPadura, a volta do Racionais é com certeza o ponto forte das indicações.

Clipe do Ano

Chama os Mulekes“, da Cone Crew Diretoria, com certeza fez história. Além de liderar diversas vezes o “TOP 10” da MTV, contar com a participação nacionalmente conhecidas e ultrapassar a marca de 4 milhões de views, o clipe oficializou o grupo como um dos destaques do RAP no Brasil. A direção é de Toddy Ivon.

Mariô“, do Criolo, foi visto primeiro entre os indicados para o prêmio do que na íntegra. Com uma atuação impecável do rapper, o clipe possui um ar bastante poético, cheio de referências e aberto a interpretações. A direção é de Del Reginato.

That’s My Way“, do Edi Rock com participação do Seu Jorge, já é um clássico. Para destacar ainda mais a qualidade da música previamente lançada, o clipe conta com uma boa produção e uma ótima mensagem. A direção é de Rabu Gonzales.

Zica, vai lá“, do Emicida, é o mais novo clipe do atual campeão da categoria. Com participação de Neymar, o clipe inspira-se em filmes de artes marciais e mostra o rapper como “O Grande Dragão Negro”. A direção é de Fred Ouro Preto.

Levante“, de Lurdez da Luz, é a cara da modernidade. De forma bastante agitada, o clipe une o RAP de Lurdez com a batida meio eletrônica em dois minutos e meio de pura freneticidade. A direção é de Ricardo Fernades.

Eu já sabia“, do Marcelo D2, é o segundo e último capítulo da parceria de clipes com o Ponto de Equilíbrio. Além do grupo de reggae, o clipe ainda conta com a presença de Sain, do grupo Start. A direção é de Gandja Monteiro.

Mil faces de um homem leal“, do Racionais, é a volta do grupo com força total. Contando a história de Carlos Marighella, o clipe poderia muito bem ser usado como trailer do documentário sobre o guerrilheiro a ser lançado. A direção é de Daniel Grinspum.

Melhor banda

Já bastante conhecida no “mundo do RAP”, a Cone Crew Diretoria se destacou no cenário musical com o clipe da música “Chama os Mulekes”. Com dois cds lançados e conhecido por defender a legalização da maconha, o grupo carioca é uma febre entre os jovens e lota shows em todas cidades que passa.

Artista do Ano

Atual vencedor da categoria, Emicida manteve-se ativo no ano de 2012. Além do lançamento dos clipes “Zica, vai lá” e “Dedo na Ferida”, também indicados para prêmios, o rapper acabou de voltar de uma turnê na Europa e já pensa em gravar seu próximo cd.

Hit do Ano

Visto mais de 4 milhões de vezes no youtube, “Chama os Mulekes“, da Cone Crew Diretoria, é com certeza um dos favoritos da categoria. Além disso, o clipe ganhou diversas vezes o “TOP 10”, da MTV.

Com lançamento oficial pela Red Bull, “Zica, vai lá“, do Emicida, fez o site da empresa cair de tantos acessos. Com participação de Neymar, o clipe possui um atrativo a mais e gerou milhões de visualizações e dezenas de notícias na mídia.

Desci a Ladeira/Pode se Envolver“, do Projota, marca a estreia do rapper na premiação. O clipe é feito com imagens das duas músicas na gravação do DVD em Curitiba, que contou com a presença de quase 5 mil pessoas.

Quero ver segurar“, do Rashid, marca também a primeira participação do rapper no VMB. O clipe mostra de forma metafórica a importância do hip hop na construção de uma sociedade melhor.

Melhor Artista Feminino:

Uma das grandes representantes da nova geração do RAP Brasileiro, não só feminino, Lurdez da Luz já conhece muito bem a premiação. Em 2011, ela concorreu a “Clipe do Ano”, com “Andei”, e também se apresentou no palco principal.

Melhor Artista Masculino:

Destaque da música brasileira em 2011, Criolo colhe os frutos do lançamento de seu incrível cd, “Nó na Orelha”. Depois da turnê pela Europa e pelos Estados Unidos, o rapper pode faturar mais prêmios para somar aos que já ganhou no ano passado.

Maior destaque do RAP Brasileiro em 2011, Emicida manteve-se ativo no ano de 2012. Além do lançamento dos clipes “Zica, vai lá” e “Dedo na Ferida”, também indicados para prêmios, o rapper acabou de voltar de uma turnê na Europa e já pensa em gravar seu próximo cd.

Ogi se destacou no RAP com o grupo Contra Fluxo, mas foi com o cd “Crônicas da Cidade Cinza”, um dos melhores de 2011, que o rapper apareceu para o cenário nacional.

Projota é prova da força da internet e acumula milhares de seguidores no Brasil todo. Ganhou destaque atualmente pela gravação dos clipes “Pode se Envolver” e “Desci a Ladeira/Pode se Envolver”, e pela gravação de seu DVD.

Melhor Música:

Dedo na ferida“, do Emicida, foi gravada como forma de protesto a ocupações policias. A música causou tanto impacto que resultou em detenção policial ao ser cantada em show, em Belo Horizonte.

Revelação:

Já bastante conhecida no “mundo do RAP”, a Cone Crew Diretoria se destacou no cenário musical com o clipe da música “Chama os Mulekes”. Com dois cds lançados e conhecido por defender a legalização da maconha, o grupo carioca é uma febre entre os jovens e lota shows em todas cidades que passa.

Com primeiro cd lançado em 2009, Projota já é realidade no RAP há algum tempo. O rapper é uma prova da força da internet e acumula milhares de seguidores no Brasil todo. Ganhou destaque atualmente pela gravação dos clipes “Pode se Envolver” e “Desci a Ladeira/Pode se Envolver”, e pela gravação de seu DVD.

Rashid é mais uma das realidades no RAP que aparecem para o prêmio em 2012. Com o lançamento de seu terceiro cd e o destaque ao clipe “Quero ver Segurar”, o rapper tem a oportunidade de confirmar o seu crescimento na premiação.

Aposta:

RAPadura é, sem dúvida, um dos nomes mais citados quando se fala em futuro do RAP Brasileiro. O rapper é apontado por muitos dos próprios artistas do gênero como o próximo nome a “estourar”. Para chegar a essa indicação, RAPadura venceu o rapper Rael da Rima na escolha popular.

Vote no RAP Brasileiro:

RAP Brasileiro no VMB 2012

Depois de serem escolhidos para integrar cada categoria, os indicados agora serão votados pelo público, que poderá “dar sua opinião” em todas as categorias. Entretanto, apenas as categorias “Hit do Ano” e “Artista Internacional” serão decididas dessa maneira. As outras ainda passarão por um “juri especializado” para decidir o vencedor, entre os 5 indicados mais votados.

Enquanto pudermos ajudar, vamos ajudar. Independente de como será escolhido o vencedor, enquanto pudermos votar, vamos fazê-lo. Pra isso é fácil, é só acessar o site do VMB e ir passando de categoria em categoria votando nesses nomes que a gente falou acima!

http://vmb.mtv.uol.com.br/

Não perca mais nenhum post!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

*