E se o grafite fosse nossa paisagem natural?

Atualizado em 22/09/2013

Normalmente, quando falamos em paisagens nos referimos a espetaculares criações da natureza. Mas há alguns monumentos, algumas cidades, que chamam a atenção de todos pela beleza de sua estrutura.

Entretanto, o mais comum é ver o cinza e o abandono nos centros urbanos. Assim, prédios inacabados que provavelmente nunca veriam sua conclusão foram adotados por grafiteiros, que usando de sua arte coloriram paredes na tentativa de levar adiante sua mensagem. Já ouviram falar de Basquiat? É um dos grafiteiros mais conhecidos no mundo, tendo sua obra reconhecida por especialistas. Vale a pena dar uma olhada na história do cara, tem até filme.

Mas eu não vim aqui falar de nada internacional, aliás, é algo bem local mesmo. Aqui em Blumenau/SC, estão realizando uma reforma nas calçadas de uma das principais ruas da cidade e, convenhamos, a imagem que fica é bem feia. Assim, pouco antes da Oktoberfest, provavelmente para não “perder pontos” com os milhares de turistas, a prefeitura colocou tapumes em volta da calçada.

Então, esses tapumes foram preenchidos com grafite, dando cor e alegria a algo que estaria praticamente morto. Mais do que isso, mais do que colorir a cidade, o grafite pode trazer em suas obras mensagens importantíssimas, assim como grande parte da cultura de rua. Ainda não ouvi de ninguém alguma reclamação sobre a ação, aliás, diversos elogios.

Já é hora dessa arte e desses artistas, tanto de Blumenau quanto do Brasil e do mundo, serem mais valorizados. Afinal, os espaços grafitados são como quadros e os artistas então deveriam ser vistos como os grandes “pintores” que são.

E se o grafite saísse apenas dos muros e prédios abandonados e levasse vida, beleza e mensagens inteligentes à paisagem natural das cidades? Com certeza, tem o nosso apoio.

Abaixo você confere os grafites dos artistas Joba, Tales e Chamba MDS (Mundo Dos Sonhos), da cidade de Blumenau:

 

Grafite embeleza cidade de Blumenau/SC
Foto: Andrey Felipe
Grafite embeleza cidade de Blumenau/SC
Foto: Andrey Felipe
Grafite embeleza cidade de Blumenau/SC
Foto: Andrey Felipe

#vaiRAP

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *