Artista

Marechal

Capa da Coletânea Racionais MC's 1994

Os 12 discos de rap que marcaram a minha vida

por

O Hip Hop não salvou a minha vida, como a de tantos outros por aí. Muito menos o rap. Pelo menos, não da maneira que eu poderia considerar um salvamento. Eu gosto de dizer que a cultura de rua me deu um belo motivo pelo qual viver, pelo qual acordar todo dia e por muito tempo respirei isso. Ainda respiro, como oxigênio, mas em doses normais. Sempre que vejo qualquer lista de discos de outros fãs de rap, vejo vários clássicos; alguns até que eu nunca tinha ouvido falar. A minha lista não é assim. Por algum motivo, os clássicos, aqueles que praticamente todos reconhecem como clássicos, não me marcaram tanto assim. Bom, vocês já sabem: eu não tava lá! (…)

Fala mais

Eu não tava lá, mas e daí?

por

A parceria entre Marechal e Costa Gold, que trouxe o Luccas Carlos no dab, deu novas forças a uma grande questão do rap brasileiro: saber quem tava lá. A questão é antiga, mas por se tratar de um estilo musical que preza tanto por suas raízes, não é muito raro vê-la pipocar aqui e ali. Mano Brown, na “Negro drama”, já questionava onde esses que falam da sua grana tavam “na época dos barraco de pau lá na pedreira”; o Emicida e o Kamau têm uma faixa toda rimando sobre “De onde cê vem?”; duas, se cê considerar que a “Komwé” traz versos como “nunca vi no rolê, no metrô, no busão, na função, no perrê” ou “pra opinar nas ação (…)

Fala mais

Marechal rimando

Primeiro de abril, o “mic drop” do Marechal

por

Todo ano é a mesma coisa. Marechal anuncia que vai lançar seu CD; o CD não vem. Ano passado não foi diferente, este ano também tá no mesmo caminho. O suposto anúncio pra “1º de abril” feito na página dele deu a entender que viria o trampo. Geral passou o dia todo esperando, comentando, ansiando por qualquer coisa. Até que surge uma prévia e, na madruga do dia seguinte, o link oficial pro som completo. Nascia então a música “Primeiro de abril”. E mesmo com data marcada, “estilão Quinto Andar” anunciado, prévia mostrada, mesmo com tudo isso, Marecha ainda conseguiu surpreender. E não surpreender naquelas de não esperávamos que ele poderia mandar algo tão bom; ele simplesmente foi além. A real é (…)

Fala mais

Rashid revela 5 coisas que não sabíamos sobre o CD “Hora de acordar”, que completa 5 anos

por

Quando você fala “5 anos”, não parece muito tempo. Ainda mais logo na sequência de você acompanhar as comemorações de 25 anos do Racionais. Mas, quando você para pra pensar e vê quantas coisas passaram, parece que faz um século. Posso confirmar essa impressão, pois fiz esse exercício durante os últimos dias. Quando Rashid anunciou o show em comemoração aos 5 anos do CD “Hora de acordar” e lembrou, na última terça (31), a data exata do lançamento, um filme passou pela minha cabeça. Conheci o trampo do rapper pouco depois do lançamento e lembro até hoje de como eu sentia que os versos falavam comigo. Lembro que em algum momento escrevi aqui no site que ele era o “patinho feio” do trio formado (…)

Fala mais

Como era o mundo no primeiro ano que esperamos o CD do Marechal

por

Enquanto tem quem celebre a primeira música que tocou na rádio ou aquela premiação quando ninguém conhece o cara, o RAP Brasileiro às vezes precisa se contentar em completar dez ano desde o primeiro ano que ficamos esperando o CD do Marechal. Pra falar a verdade, a “década” é simbólica. Não existe um registro oficial (não achei pelo menos) de quando o rapper começou a anunciar que lançaria a sua estréia. Um dos pouco indícios que temos é o áudio de um show em 2005, em Belo Horizonte, no Uai Rap Soul. Nele, além de cantar boa parte dos seus sons mais conhecidos, ele já mandava “pense numa coisa melhor pra você, antes de chegar o CD, talvez um dia vai chegar…”. Outro indício sobre 2005, (…)

Fala mais

Música Inimigos Não Respiram, do Gutierrez

Gutierrez reúne Marechal, Msário, Rashid e Sant no remix da “Inimigos não respiram”

por

Não é um filme do Freddy Krueger, mas se você tá na lista desses caras, deve tá com um puta medo de ir dormir agora. O papo é retíssimo, embora deixemos os nomes de lado pra não causar muito mimimi. Como inimigo é mato, não bastou só uma faixa, já com a parceria do Msário, teve que rolar um remix com reforço de Rashid e Sant. O beat ainda continua nas mãos do Marechal e do Mikimba e a mixagem e masterização com o mestre Luiz Café. O convidado paulista não poupou alvos. Aliás, rolou até uma referência aos jogos de tiro. Foi dali pros “revolucionários” que gritaram pelos franceses do Charlie Hebdo, mas ignoraram um atentado ainda mais brutal na Nigéria, (…)

Fala mais

Projeto Livrar, do Marechal, lançará coletânea com poetas e rappers de todo Brasil

por

Marechal pode não ter lançado seu tão esperado primeiro disco oficial, mas o rapper nunca deixou de espalhar a mensagem. Seja em participações, como na recente “O tempo passou“, ou em projetos paralelos, o carioca teve sempre em atividade. Com o Projeto Livrar, por exemplo, ele completou mil livros distribuídos em 2 anos. A ideia consiste basicamente em arrecadar livros de autores independentes e distribuí-los gratuitamente nos shows. “O Livrar prova que o papel do hip-hop vai muito além de cantar em um palco. Ele leva o livro onde ele deve estar: nas mãos dos jovens, das crianças, do público. É um prazer poder contribuir, mesmo que minimamente, para aproximar as pessoas da literatura. Se a história é nossa, deixa (…)

Fala mais

Marechal e Sant

Com participação do Marechal, Sant conta história da sua vida na nova “O tempo passou”

por

Só de ver o nome do Marechal na participação e finalmente ouvir novas linhas do cara que há um bom tempo é responsável pelo CD mais esperado do RAP Brasileiro, já valia o play. E valeu. Embora, preferia muito mais 16 linhas do que um refrão à lá “Oração“. Ou os dois. Isso, os dois seria perfeito, por favor. O som tem uma pegada parecida com a “Minha vida“, do Código Fatal, que recentemente foi regravada pelo Emicida e Lakers e Pá, mas mais eletrizante; Sant mantém a mesma eloquência mostrada em sons anteriores, como “Carta aos meus iguais de alma”. Ele não apenas conta a sua história em meio à passagem do tempo referida, mas também mostra crenças e, consequentemente, sua posição (…)

Fala mais

RAPtrospectiva 2014: momentos que marcaram o ano do Hip Hop Brasileiro

RAPtrospectiva 2014: 33 momentos que marcaram o Hip Hop Brasileiro no ano

por

Mais um ano de muitos acontecimentos pro Hip Hop Brasileiro, um ano que trouxe a volta de muitas lendas às atividades, grupos que se reuniram e, infelizmente, um ano de certas picuinhas. Em meio a tantas emoções, entre alegrias, tristezas e decepções, separamos alguns momentos que deixaram uma marca no ano e merecem ser relembrados. *Momentos apresentados em ordem cronológica, do mais antigo ao mais atual; **Evitamos colocar clipes e discos na lista porque em breve faremos uma especial para cada uma das duas categorias. Participação do Slim Rimografia no Big Brother Brasil Não foi o primeiro rapper a participar de um reality show (inclusive, conversamos com o Xis sobre o assunto; ele participou da “Casa dos Artistas”, do SBT), mas, em (…)

Fala mais

Marechal

“To devendo pra mim mesmo”, comenta Marechal sobre primeiro disco

por

2015 começa como 2014 começou: com a esperança de que este será o ano do lançamento do primeiro disco solo do Marechal. Se no ano passado o rapper falou no trampo várias vezes, revelando até participações e discutindo publicamente o lançamento, este ano os fãs só querem escutar o resultado; e é isso! Leia mais: – Emicida pode ter revelado participação no disco de estréia do Marechal; – Marechal lança “prévia” do CD com vídeo ao vivo de “Iluminai nossos caminhos”; – Marechal adia previsão de lançamento, mas revela participações de seu primeiro CD; – VVAR: o que esperar do primeiro CD do Marechal?. E o carioca não parece fugir da cobrança. Aliás, ele é quem tem mais se cobrado. “Não posso nem mais falar (…)

Fala mais

Emicida, Marechal, Rael, DJ KL Jay e Fernandinho Beatbox

Rael lança “O Hip Hop é foda (Parte 2)” com Emicida, Marechal, KL Jay e Fernandinho Beatbox

por

Acredito que não seja novidade para ninguém que ontem, no dia mundial do Hip Hop, o Rael na cia. de Emicida, Marechal, DJ KL Jay e Fernandinho Beatbox soltou a segunda parte da “O Hip Hop é Foda”. E como já se esperava de um som com todos esses reunidos, os caras chegaram pesado. Como vocês já sabem a parte 1 da faixa, lançada oficialmente em setembro do ano passado, foi inspirada na “A Bossa Nova é Foda” de Caetano Veloso, tendo uma construção bem familiar a música do cantor da MPB. Em compensação a parte 2 vem em outra pegada, obviamente assim como na música de Caetano com a Bossa Nova e na parte 1 com o próprio Hip (…)

Fala mais

Emicida, Marechal, Rael, DJ KL Jay e Fernandinho Beatbox

Rael anuncia “O Hip Hop é foda (Parte 2)” com Emicida, Marechal, KL Jay e Fernandinho Beatbox

por

Na última quinta-feira (23), Rael anunciou que lançará a música “O Hip Hop é foda (Parte 2)” com as participações de Emicida, Marechal, DJ KL Jay e Fernandinho Beatbox. O anúncio aconteceu logo no início de seu “Face a face com Rael”, sua troca de ideias com o público através do Facebook; o rapper já vinha anunciando a segunda parte há vários dias, mas deixou para o último minuto as participações. A primeira parte, lançada oficialmente em setembro do ano passado, é uma versão da cultura de rua pra música “A Bossa Nova é foda”, do Caetano Veloso. A parada ficou tão bacana que foi apresentada algumas semanas antes pelo Emicida, no palco do Prêmio Multishow, ao lado do lendário cantor (…)

Fala mais

Gutierrez

Gutierrez lançará música com participação do Msário e produção do Marechal

por

Se você estiver de ressaca do resultado do segundo turno das eleições é melhor nem chegar perto da Internet. Na segunda-feira (27), dia seguinte à votação, Gutierrez baterá pesado com o lançamento da sua nova música. Intitulado “Inimigos não respiram”, o som conta com a participação do Msário e o beat do Mikimba; sob o selo VVAR, o trampo foi produzido pelo Marechal e, como de costume, foi mixado e masterizado pelo Luiz Café. Assim como seu último lançamento, “Primeiro dia“, a nova faixa também deve integrar o CD “Selvagem”, ainda sem previsão de sair. Post by Gutierrez Rio.

Fala mais

Marechal e Emicida (Foto: Diogo França)

Emicida pode ter revelado participação no disco de estréia do Marechal

por

Emicida voltou a trocar uma ideia com seus fãs nesta sexta-feira (26), através de sua página no Facebook, e revelou que gravou uma parceria inédita com o Marechal. Mais do que isso, se entendemos corretamente, a participação será numa faixa do disco de estréia do carioca, “VVAR”, talvez o projeto mais aguardado do RAP Brasileiro. Leia mais: – Marechal lança “prévia” do CD com vídeo ao vivo de “Iluminai nossos caminhos”; – Marechal adia previsão de lançamento, mas revela participações de seu primeiro CD; – VVAR: o que esperar do primeiro CD do Marechal?. Assim como na semana passada, o paulistano ficou um tempo no Facebook respondendo questões do público. Perguntado sobre uma parceria com o Marechal, ele foi direto: “Tenho um som com (…)

Fala mais

Documentário Des-Confundindo, do Rashid

Rashid segue passos de Marechal, Kamau e Emicida e lança selo independente “Foco na missão”

por

Quando Rashid apareceu nacionalmente em 2010 com o EP “Hora de acordar”, ele já tinha alguns grandes nomes do RAP Brasileiro associados ao seu. Além do Marechal, que está por trás de boa parte da produção do EP e até encerra com algumas linhas, ele já havia participado, em 2008, do álbum “Non ducor duco”, do Kamau, e, em 2009, saiu também na mixtape “Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe…”, do Emicida, que viria a se tornar o principal nome da sua geração. Mesmo que já construísse e idealizasse sua própria caminhada, o rapper sempre enxergou os três como grandes exemplos. Não à toa, ele acaba de segui-los oficialmente no caminho da produção independente. Enquanto Marechal tem (…)

Fala mais

Marechal no Sarau Urbano (Foto: Vitao Naturza)

Marechal e a banda Eletronaipe fazem versão ao vivo de “Espírito independente”

por

Enquanto a expectativa para o primeiro CD do Marechal não para de crescer, o rapper vai mostrando um pouco da sua caminhada no dia a dia. Na última segunda-feira (25), ele divulgou em vídeo um trecho de uma sessão ao vivo com a banda Eletronaipe. Leia mais: – Marechal lança “prévia” do CD com vídeo ao vivo de “Iluminai nossos caminhos”;– Marechal adia previsão de lançamento, mas revela participações de seu primeiro CD;– VVAR: o que esperar do primeiro CD do Marechal?. Além de apresentar uma versão diferente da música “Espírito independente”, Marecha ainda deu uma descontraída no final e terminou com um improviso. De um jeito ou de outro, o som deverá integrar o tão aguardado CD “#VVAR”, ainda sem data oficial para sair.

Fala mais

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com