Artista

Marcello Gugu

Capa da Coletânea Racionais MC's 1994

Os 12 discos de rap que marcaram a minha vida

por

O Hip Hop não salvou a minha vida, como a de tantos outros por aí. Muito menos o rap. Pelo menos, não da maneira que eu poderia considerar um salvamento. Eu gosto de dizer que a cultura de rua me deu um belo motivo pelo qual viver, pelo qual acordar todo dia e por muito tempo respirei isso. Ainda respiro, como oxigênio, mas em doses normais. Sempre que vejo qualquer lista de discos de outros fãs de rap, vejo vários clássicos; alguns até que eu nunca tinha ouvido falar. A minha lista não é assim. Por algum motivo, os clássicos, aqueles que praticamente todos reconhecem como clássicos, não me marcaram tanto assim. Bom, vocês já sabem: eu não tava lá! (…)

Fala mais

Marcello Gugu no TEDxBlumenau 2016

Obrigado, Marcello Gugu!

por

Quando eu comecei a compreender e pesquisar o rap de forma mais profunda, muito além do só ouvir uns sons, eu comecei a perceber um tipo de pensamento muito parecido do que eu acreditava ser o certo. Muito do que eu tinha aprendido, lido e escutado de grandes pensadores, eu captava nas letras. Era a união perfeita do teórico e o prático. Mas, as pessoas não viam isso, por algum motivo. Mesmo quem dizia querer revolução, que descrevia revolução como tantos outros rappers descreveriam, não conseguia compreendê-lo. Afinal, o rap sempre foi pra maioria violento, “música de bandido”. Sempre pensei que se enxergassem além desse preconceito idiota, favoritariam boa parte das linhas e espalhariam as ideias. Um dos meus principais objetivos na criação (…)

Fala mais

Marcello Gugu

Após sonho, Marcello Gugu começa a trabalhar em novo disco

por

Em 2013, Marcello Gugu completou um grande ciclo em sua carreira ao lançar o primeiro disco, “Até que enfim, Gugu“, após muitos anos de participação na cultura de rua. O trampo foi extremamente bem recebido pelo público; inclusive ocupou posição de destaque na nossa lista de CDs recomendados daquele ano. Mas, mais de um ano e meio depois, os fãs aguardam ansiosos por um novo disco e torcem pra não ter que esperar tanto quanto o primeiro. O rapper não deu prazo algum, mas já afirmou ter começado o processo. Aliás, em uma publicação no Facebook, ele escreveu que já tinha toda nova criação esquematizada, mas teve que deixá-la guardada por não acreditar ser o tempo certo. Pelo que deu (…)

Fala mais

Evolução Rapper

7 músicas que vão te ajudar a entender a atual cena do RAP Brasileiro

por

Nem precisamos ir muito no passado em nossas pesquisas pra destacar o quanto a cena do RAP Brasileiro mudou e mudou nos últimos anos. Pra quem tá chegando agora ou pra quem só quer tentar entender um pouco melhor essas mudanças, recorremos ao próprio gênero musical e separamos 7 músicas recentes que trazem em suas letras interessantes visões sobre a atual cena. São 7 sons que, de uma maneira ou de outra, trazem o RAP/Hip Hop como tema principal e debatem questões que estão muito fortes hoje, como a popularização pelo maior acesso à tecnologia, o aumento da grana envolvida, a competição em detrimento da parceria, entre outros. Lembrou de alguma música que bate com essas características e deveria estar (…)

Fala mais

Marcello Gugu no programa Flow

Assista à participação do Marcello Gugu no “Flow”

por

Na última sexta-feira (24), a Flow Produções disponibilizou na íntegra a entrevista com o Marcello Gugu, transmitida no programa “Flow”, do canal WooHoo. Entre imagens de apresentações, principalmente a recente no Radar VEVO, o rapper comenta sobre o começo da sua carreira, a criação da Batalha do Santa Cruz, o CD “Até que enfim, Gugu” e mais.

Fala mais

Marcello Gugu no Radar VEVO

Radar VEVO: Marcello Gugu canta “Jimi”

por

Na última quinta-feira (22), Marcello Gugu foi o convidado do Radar VEVO e chegou ao lado do DJ Diamantee pra cantar a música “Jimi”. Além de narrar da sua maneira os 15 últimos minutos da vida de um dos mais importantes símbolos da música mundial, o rapper também trocou uma ideia sobre influências musicais e a trajetória desde a vontade de contribuir pra cultura até hoje. “Jimi” foi produzida pelo próprio Marcello e integra o CD “Até que enfim, Gugu”, lançado em 2013 e um dos maiores destaques do ano de acordo com o nosso site.

Fala mais

O Rap pelo Rap - A série

Terceiro episódio da série de entrevistas do doc “O Rap pelo Rap” traz Marcello Gugu, Lívia Cruz e Sombra

por

Nesta terça-feira (9), Pedro Fávero, diretor do documentário “O Rap pelo Rap”, lançou o terceiro episódio da série de perguntas que ficaram de fora da edição final. – Assista a todos episódios já lançados da série!. Com 8 episódios, a primeira temporada trará os rappers participantes respondendo às perguntas “qual seu primeiro contato com o rap?” e “quando você começou a fazer rap?”. Neste terceiro episódio, Marcello Gugu, Lívia Cruz e Sombra contam suas histórias. O primeiro chapou ao ouvir o freestyle de Kamau e JL num disco do KL Jay; a segunda sempre curtiu escrever e, embora tivesse vergonha pra cantar, seguiu o caminho natural pro RAP; e o terceiro costumava ouvir uns sons na quebrada e principalmente nos carros que lavava (…)

Fala mais

Flow e geral no DVD SensaFLOWnal

Flow disponibiliza DVD “SensaFLOWnal” com participações de KL Jay, Xis, Emicida, Shaw, Rashid e mais

por

Nesta quinta-feira (28), Flow disponibilizou na íntegra o DVD “SensaFLOWnal”, gravado no ano passado no lançamento da mixtape de mesmo nome, no antigo Studio SP, em São Paulo. Obviamente que uma celebração não poderia passar sem convidados. Por isso, o rapper trouxe todo time que participou da gravação do CD. Além do Bitrinho e do DJ Colorado, que praticamente dividem o trampo com o Flow, chegaram DJ KL Jay, Xis, Emicida, Shaw, Rashid, Drik Barbosa, Jota Ghetto, Marcello Gugu e Pablo Mendoza. A festa tava completa! Pra amplificar a qualidade, o vídeo foi produzido pelos chapas do Casa 1, o mesmo estúdio que produz a série RAPBOX; a direção é do Jay P. Quem perdeu a oportunidade e curtiu tanto o trampo audiovisual que (…)

Fala mais

Bienal do Livro de São Paulo 2014

Rappers recontarão clássicos da literatura mundial na 23ª Bienal do Livro de São Paulo

por

Quando Bambaataa começou a disseminar o conhecimento como um dos elementos fundamentais do Hip Hop, ele estava apenas oficializando algo que todo mundo já sabia. A grande arma do povo oprimido contra o sistema sempre foi o conhecimento, independente da forma. Hoje, os livros talvez sejam o principal exemplo disso. Assim, não é de se espantar quando a 23ª Bienal do Livro de São Paulo convoca uma pá de rappers para recontar alguns clássicos da literatura mundial. Intitulada “Clássicos da periferia”, a atividade trará GOG relendo “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, no dia 24; Rael no dia 25 (não foi informada qual será a releitura); Rappin Hood relendo “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, no dia 26; Ogi relendo “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, (…)

Fala mais

Lançamento DVD SensaFLOWnal, do Flow

[04/09] Flow lança DVD “SensaFLOWnal” em show com Shaw, Marcello Gugu, Drik Barbosa e mais

por

No próximo dia 4, o Da Leoni, em São Paulo, vai tremer não só com um show pesado de RAP, mas também com uma importante celebração: o lançamento do DVD “SensaFLOWnal”, do Flow. Inspirado na mixtape de mesmo nome, o DVD foi gravado no ano passado e contou com as participações do DJ KL Jay, do Emicida, do Rashid, entre outrxs. No segundo episódio da série “Vileiro TV”, o rapper mostra um pouco dos bastidores da gravação. Para o show de lançamento, o time também é de peso: Shaw, Marcello Gugu, Drik Barbosa, Jota Ghetto, Bitrinho e uma atração surpresa. Ainda vai rolar abertura com o DG e discotecagem com o DJ B8, DJ Colorado e DJ Cainã. A festa começa (…)

Fala mais

Marcello Gugu em sala de aula

Entrevista exclusiva: Marcello Gugu fala sobre o Hip Hop como agente formador e educativo

por

O Hip Hop salvou vidas. Não, melhor, o Hip Hop, através de todo conhecimento e arte que o compõem, deu uma razão para muitos manos e minas viverem de verdade. Marcello Gugu conhece bem o sentimento e talvez seja um dos melhores pra dividir tudo que isso representa. Muito além de uma pesquisa acadêmica, o rapper, como dissemos, viveu essa transformação que a cultura de rua pode causar. Ele também viu essa transformação acontecer em outras pessoas, como um dos organizadores da Batalha do Santa Cruz. Além disso, ele já se acostumou a disseminar tal pensamento em suas músicas e em suas palestras. Leia mais: – Marcello Gugu reconta a história através do Hip Hop; conheça o “Infinity Class”; – Assista à prévia (…)

Fala mais

Marcello Gugu na congada da ONG C.A.I.O

Assista à prévia de programa que explorará processo criativo do Marcello Gugu

por

No último dia 11, o Paralelos iniciou suas transmissões com uma prévia de seu programa de estréia que terá como convidado o Marcello Gugu. Além de entrevistas com o próprio rapper e outras pessoas que falaram de seu trabalho, as filmagens também apresentam imagens de sua participação na congada promovida pela ONG CAIO (Cultura, Arte, Informação e Organização), realizada na Comunidade Vila Brasilina, em São Paulo. O Paralelos é um programa do gênero musical documental que explora o processo criativo e a trajetória do artista através de narrativas entrelaçadas.

Fala mais

Flow e Marcello Gugu

Flow e Marcello Gugu se apresentam no Classe A, em São Paulo; assista ao show completo!

por

Na última segunda-feira (16), a RAP TV divulgou vídeo do show completo do Flow e do Marcello Gugu, no Club 33, em São Paulo, que aconteceu no último sábado (14). A apresentação deveria contar também com a participação de Ogi, mas esta foi cancelada, de acordo com o rapper, por um descumprimento do contratante ao que foi acordado em contrato. Por outro lado, Bitrinho, como de costume, chegou junto com o Flow na parada. Lista das músicas apresentadas: Paris Beira d’avenida Ipiranga Evita Cão Jimi Miss Hollywood Freestyle – Novo batalhão Muleque problema Bonde da bagunça Pisa fofin A sós contigo Por quê? Cilada Não pode (part. Bitrinho) Rolezin (part. Flow) Amnésia Nova música (Jay P, Flow, Bitrinho) Chá de quebra Vileiro (part. Marcello Gugu) Quartinho (…)

Fala mais

Marcello Gugu em sala de aula

Marcello Gugu reconta a história através do Hip Hop; conheça o “Infinity Class”

por

Marcello Gugu lançou um dos melhores discos de 2013, inquestionavelmente. Mas, muito mais do que isso, ele disponibilizou praticamente um livro em áudio, cheio de personagens, enredos e muita poesia. Leia mais: – Gugu Genius: rapper explica e revela detalhes sobre suas músicas; – Marcello Gugu lança mixtape “Até que enfim, Gugu”. Mais do que usar o Hip Hop pra contar histórias, ele tem recontado a história através do Hip Hop. Há aproximadamente 5 anos, o rapper iniciou um projeto em escolas no qual utiliza o conhecimento aprendido na cultura de rua para revisitar fatos históricos. Intitulada “Infinity Class: redefinindo a história sob a ótica do Hip Hop” em homenagem às “aulas que eram ministradas dentro da Zulu Nation para a comunidade negra (…)

Fala mais

Marcello Gugu

Pra VEVO, Marcello Gugu lista seus 10 clipes favoritos do RAP de Los Angeles

por

Nesta quarta-feira (14), a VEVO Brasil publicou uma lista de 10 clipes do RAP de Los Angeles escolhidos a dedo pelo Marcello Gugu. O brasileiro não bobeou e foi logo escolhendo nomes como Tupac, NWA, Dr. Dre e Snoop Dogg, e Ice Cube; a lista ainda tem DJ Quik, Kid Ink, The Game e Chris Brown, MC Eiht, Nipsey Hussle e aquele que parece ser o “MC do momento”, Kendrick Lamar. Embora alguns desses nomes não sejam da cidade de Los Angeles, todos são do condado homônimo, o mais populoso do país com 88 cidades inclusas. A parceria entre Marcello Gugu e a VEVO Brasil se firmou no ano passado e já rendeu outros frutos, como o clipe de “Milagres”, feito especialmente (…)

Fala mais

40 CDs de RAP Brasileiro de 2014

40 discos de RAP Brasileiro de 2013 que você precisa escutar

por

A-LE-LUI-A! Com alguns meses de atraso, finalmente disponibilizamos mais uma lista daquelas que ninguém para pra refletir, ninguém entende o critério, mas todo mundo critica as posições. Parem com isso. A nossa intenção nunca foi declarar os melhores de algo, até porque isso é uma questão pessoal de cada um. Aliás, a nossa lista não é de “melhores”, mas sim de destaques; CDs que, por algum motivo, se sobressaíram. Colocamos eles em posições porque, na nossa visão, não poderíamos igualar trabalhos quando uns são visivelmente mais bem trabalhados que outros, não seria justo. Entretanto, temos o completo entendimento que a principal razão de um RAP existir é passar adiante um certo tipo de conhecimento; por isso, o que queremos de verdade é (…)

Fala mais

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com