Artista

Kamau

Kamau e Carlus Avonts, Resistência

O verso do Kamau em “Resistência” é tudo que cê precisa pra entender o rap feito neste século

por

Eu enganei os leitores deste site e preciso me redimir; minha consciência tem pesado muito nos últimos dias. Antes de mais nada, gostaria de ressaltar que foi sem querer, não era minha intenção. Eu acabei me perdendo em meio a tantas linhas, explicações e motivos pra falar disso ou daquilo. Há quase dois anos, publiquei por aqui uma lista de 7 músicas que iriam te ajudar a entender a atual cena do rap brasileiro. Perdoem-me enrolá-los. Todas as músicas que citei são boas e, de fato, se adequam ao objetivo da criação da lista, mas, de verdade mesmo, cê só precisava conhecer bem uma delas: “Resistência”, do Kamau. A música foi lançada, originalmente, no CD “Non Ducor Duco”, de 2008, com (…)

Fala mais

Capa da Coletânea Racionais MC's 1994

Os 12 discos de rap que marcaram a minha vida

por

O Hip Hop não salvou a minha vida, como a de tantos outros por aí. Muito menos o rap. Pelo menos, não da maneira que eu poderia considerar um salvamento. Eu gosto de dizer que a cultura de rua me deu um belo motivo pelo qual viver, pelo qual acordar todo dia e por muito tempo respirei isso. Ainda respiro, como oxigênio, mas em doses normais. Sempre que vejo qualquer lista de discos de outros fãs de rap, vejo vários clássicos; alguns até que eu nunca tinha ouvido falar. A minha lista não é assim. Por algum motivo, os clássicos, aqueles que praticamente todos reconhecem como clássicos, não me marcaram tanto assim. Bom, vocês já sabem: eu não tava lá! (…)

Fala mais

Amante da madruga, Kamau lança “Fuso”, primeiro single do CD “Licença Poética”

por

A capa do single pode retratar o colorido nascer do sol, mas não se engane: Kamau é um amante da madrugada. Quando tá todo mundo batendo ponto pra entrar, ele tá batendo de saída. Embora não exista essa rigidez toda, afinal, ele faz parte daqueles que escolheram “não trabalhar de uniforme”. Sim, Kamau faz do trabalho, música, à la “Música de trabalho“. Por si só, isso já seria motivo suficiente pra viver na noite, mas a questão vai além: transformou-se em um habitat natural (“O silêncio em volta soa como música”), um ambiente de potencialização, mesmo que os cientistas digam o contrário. A relação tá tão próxima que ele até montou uma lista no Spotify pra “Depois da meia-noite” (sabe aquelas mixtapes que cê dá pra (…)

Fala mais

Evolução Rapper

7 músicas que vão te ajudar a entender a atual cena do RAP Brasileiro

por

Nem precisamos ir muito no passado em nossas pesquisas pra destacar o quanto a cena do RAP Brasileiro mudou e mudou nos últimos anos. Pra quem tá chegando agora ou pra quem só quer tentar entender um pouco melhor essas mudanças, recorremos ao próprio gênero musical e separamos 7 músicas recentes que trazem em suas letras interessantes visões sobre a atual cena. São 7 sons que, de uma maneira ou de outra, trazem o RAP/Hip Hop como tema principal e debatem questões que estão muito fortes hoje, como a popularização pelo maior acesso à tecnologia, o aumento da grana envolvida, a competição em detrimento da parceria, entre outros. Lembrou de alguma música que bate com essas características e deveria estar (…)

Fala mais

Kamau e Rashid no clipe R&K

Assista ao making of e veja como foi feito o “debochado” clipe de “R&K”, do Kamau e Rashid

por

Algumas horas depois de lançar o clipe, o diretor Rafael Kent resolveu mostrar os bastidores e disponibilizou um making of de “R&K”, do Kamau e Rashid. Além das imagens por trás das câmeras, o vídeo trouxe depoimentos dos envolvidos sobre a aproximação pra realizar o trampo e a decisão de como ele iria ser desenvolvido. Com um clima “debochado” na música, como Rashid muito bem definiu, a produção não poderia dar em outra. Sob os comandos de Kent, os dois rappers mostraram todos seus dotes humorísticos e fizeram dar certo o monótono fundo preto. As imagens do making of são do Gustavo Paestor e a edição do próprio Rafael Kent.

Fala mais

Kamau e Rashid no clipe R&K

Kamau e Rashid lançam clipe da música “R&K”

por

Kamau e Rashid deram sequência ao trabalho colaborativo nesta quarta-feira (10) quando lançaram o clipe da música “R&K”, dirigido pelo Rafael Ken, o mesmo do Projeto Studio62. Leia mais: – Kamau e Rashid “tocam o céu” em novo clipe, “Ainda tem”; – Kamau e Rashid lançam “Quem vem lá?” e estreiam CD colaborativo. Terceiro vídeo do projeto, a produção abusa dos cortes e das inserções pra manter o climão descontraído da track. Os rappers, na sintonia de quem faz um trampo colaborativo, mostram seus dotes como atores e dão aquela pitada extra de humor pro bang. “R&K” integra o CD “Seis sons” e conta com scratches de DJ Erick Jay e DJ Mr. Brown e a produção musical do Skeeter; (…)

Fala mais

O Rap pelo Rap - A série

Segundo episódio da série de entrevistas do documentário “O Rap pelo Rap” traz KL Jay, Kamau e Bino

por

Nesta terça-feira (2), Pedro Fávero, diretor do documentário “O Rap pelo Rap”, lançou o segundo episódio da série de perguntas que ficaram de fora da edição final. – Assista a todos episódios já lançados da série!. Com 8 episódios, a primeira temporada trará os rappers participantes respondendo às perguntas “qual seu primeiro contato com o rap?” e “quando você começou a fazer rap?”. Neste segundo episódio, DJ KL Jay, Kamau e Bino contam suas histórias. A escolha pelo trio teve um toque a mais: o primeiro foi uma inspiração direta pro segundo, que foi uma inspiração direta para o terceiro. A música-tema é “SelvaGens”, do produtor Terror dos Beats com participação do Dropê. A ideia é utilizar para um bom fim as filmagens que “sobraram”. De (…)

Fala mais

Kamau e Rashid no clipe Ainda Tem

Kamau e Rashid “tocam o céu” em novo clipe, “Ainda tem”

por

Dois dias após o EP colaborativo de Kamau e Rashid completar exatos três meses, a parceria continua rendendo. A dupla lançou nesta sexta-feira (29), o clipe da música “Ainda tem”, dirigido por Toddy Ivon. Como havíamos mostrado aqui há dois meses, os rappers fizeram a gravação no topo de um edifício, que agora podemos confirmar ser o Eiffel, no Centro de São Paulo. De acordo com Kamau, em entrevista à Rolling Stone Brasil, a letra fala sobre “o que ainda tem para acontecer no movimento e também do que ainda temos guardado. Da vontade que temos de descobrir e fazer coisas novas”. Na ideia do futuro do Hip Hop, Rashid ressalta que muitos MCs ainda vão surgir. “Eu espero que eles sejam melhores (…)

Fala mais

Estéticas das Periferias

[26-31/08] “Estéticas das Periferias” terá shows gratuitos de Kamau, Emicida, Karol Conká e mais

por

Nesta semana, a cidade inteira de São Paulo se torna uma grande periferia. Começa oficialmente na terça-feira (26) o “Estéticas das Periferias”, que promete levar muita cultura negra a diversos cantos da cidade. A abertura será no Auditório do Ibirapuera com a peça “Favela”, que une o universo e a história de Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento, duas das maiores referências do universo negro, que completam 100 anos em 2014 (Curiosamente, ambos nasceram no mesmo dia: 14 de março de 1914). Entre saraus, intervenções artísticas, peças, oficinas e muito mais, as ações vão até domingo, dia 31, quando Emicida e Rael fazem o show de encerramento do evento, na Praça do Cemitério da Cachoeirinha, às 17h. Mas, os fãs e as fãs (…)

Fala mais

Racionais na Ocupação Mauá (Foto: Carlos Cecconello/Folhapress)

Racionais divulga vídeo do show em Curitiba, da turnê de 25 anos, com Kamau e Karol Conká

por

Na última quinta-feira (21), o Racionais divulgou um vídeo do terceiro show da turnê especial que celebra os 25 anos de carreira do grupo. Realizada no Curitiba Master Hall, em Curitiba/PR, no último dia 9, a apresentação ainda contou com a abertura de Kamau e Karol Conká. Leia mais: – Assista também ao vídeo do show em Sorocaba/SP, o segundo da turnê especial; – Assista também ao vídeo do show no Rio de Janeiro/RJ, o primeiro da turnê especial. Dirigida pela Juliana Vicente, a filmagem tem toda uma narrativa mafiosa, com os “quatro pretos mais perigosos do Brasil” em destaque no controle da situação. No final, como extra, imagens da comemoração no camarim do aniversário do DJ KL Jay, celebrado naquele domingo (10). A produção do vídeo é da Preta Portê (…)

Fala mais

Financiamento coletivo pro Duelo de MCs Nacional

Rappers gravam vídeos em apoio ao Duelo de MCs Nacional

por

Desde que iniciou o financiamento coletivo pra realização da 3ª edição do Duelo de MCs Nacional, a Família de Rua tem recebido apoio de vários hip hoppers do País. Já falamos aqui do depoimento do Marechal. Logo depois, veio um no mesmo estilo, também pelo Facebook, do Emicida. Agora, dois vídeos foram lançados: um do Kamau e o outro do Slim Rimografia, dois gigantes não só do RAP, como também do freestyle no Brasil. Pra reforçar, o projeto está no seu décimo dia; serão 60 ao todo para atingir a meta e arrecadar os R$56.500 necessários para pagar custos com viagens, segurança, alimentação, hospedagem, estrutura de palco, etc. Pra quem não conhece, o Duelo de MCs Nacional conta com seletivas nos estados (…)

Fala mais

Rashid e Kamau (Foto: Anna Mascarenhas)

Kamau e Rashid divulgam vídeo de sessão de autógrafos e pocket shows na Matilha Cultural

por

Nesta terça-feira (19), Kamau e Rashid divulgaram um vídeo da sessão de autógrafos e pocket show realizados na Matilha Cultural, em São Paulo, no último dia 6. A dupla apresentaria o CD colaborativo “Seis sons“. Gratuito e com lugares bastante limitados, o evento precisou ser extendido e a apresentação acabou sendo feita duas vezes; sorte do público! Além de clipes e shows em São Paulo, os rappers ainda pretendem manter o projeto em atividade com uma turnê pelo Brasil. A grande dificuldade é conciliar com a carreira solo de cada um, que continua em alta. O vídeo é de Rodrigo de Andrade.

Fala mais

Kamau e Rashid no Estúdio Showlivre

Assista à participação de Kamau e Rashid no Estúdio Showlivre

por

Nesta quinta-feira (7), o Showlivre disponibilizou na íntegra a participação de Kamau e Rashid, no Estúdio Showlivre. Além do novo projeto colaborativo, o CD “Seis sons”, a dupla também apresentou músicas dos seus trabalhos individuais, afinal, foi quase uma hora de programa. Destaque para a dobradinha do DJ Erick Jay e DJ Mr. Brown na contenção! Com perguntas do programa e do público, eles também explicaram um pouco mais sobre o novo trabalho e a amizade que mantêm há anos.

Fala mais

Rádio Boomshot com Kamau e Rashid (Foto: Renato Nascimento)

Kamau e Rashid destrincham “Seis sons” em nova edição da Rádio Boomshot

por

Nesta terça-feira (5), soltamos com exclusividade mais um episódio de entrevistas da Rádio Boomshot, desta vez em dose dupla com Kamau e Rashid. Se você tinha alguma dúvida sobre o projeto “Seis sons”, os caras com certeza tiraram. E mais um pouco ainda. Falaram tanto sobre que quando acharam que ia terminar o bloco, já era o final do programa. Pra vocês terem uma ideia, a edição anterior, da Tássia Reis, teve espaço para 3 músicas a mais. Mas, quem tá reclamando? Trampo diferente, cheio de conteúdo e ideia precisa ser espalhado completão mesmo. No fim ainda rolou ao vivo a “Saúde”, que deve ter vídeo gravado no estúdio do programa em breve. Apresentado por Zeca MCA, a Rádio Boomshot apresentou (…)

Fala mais

Kamau e Rashid na Matilha Cultural em São PAulo

[06/08] Kamau e Rashid fazem pocket show e sessão de autógrafos na Matilha Cultural, em SP (GRÁTIS)

por

Na próxima quarta-feira (6), Kamau e Rashid voltam a apresentar o CD “Seis sons” de maneira gratuita para o público. Depois de uma apresentação pela Internet, os rappers estarão agora na Matilha Cultural, em São Paulo, pra um pocket show, que é um versão reduzida do show original. Mas, não fique triste, os caras ainda vão fazer uma sessão de autógrafos! Além deles, ainda vai rolar discotecagem com o DJ Erick Jay e o DJ Mr. Brown, que costumam acompanhar Kamau e Rashid nos shows, respectivamente. O evento abre às 19h e é bom cê colar cedo porque é sujeito à lotação. Quando -> Quarta-feira, 6 de agosto de 2014, às 19h Onde -> Rua Rego Freitas, 542, São Paulo/SP (Matilha Cultural) Quem -> Kamau (…)

Fala mais

De La Soul no Brasil

Veja como foi o show do De La Soul em SP, com Nave, Kamau, Flora Matos, Ogi e Don L

por

A nova vinda do De La Soul pro Brasil já faria um barulhão por si só, mas os caras da Chocolate quiseram comemorar o seu 12º aniversário em grande estilo e convocaram o Nave pra levar uns(umas) convidadxs especiais. O rapper e produtor paranaense já tinha participado de uma brincadeira parecida recentemente e colou novamente com Kamau, Flora Matos e Ogi, acrescentando o Don L. Para abertura, DJ Tamenpi e DJ Jeff Bass no comando, tá suave. Considerada por muitos como “uma aula”, a apresentação do trio estadunidense levou o lotado Audio Club ao delírio, como podemos ver no vídeo abaixo. O evento aconteceu no último dia 25.    

Fala mais

1 2 3 6

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com