Criolo é acusado de plágio por autor de música da Clara Nunes

Atualizado em 30/08/2014

A sexta-feira (22) pode ter tido um gosto diferente pros fãs do RAP Brasileiro, principalmente do Criolo. Mamão, compositor de “Tristeza pé no chão”, interpretada principalmente por Clara Nunes, acusa o rapper de plágio com a música “Linha de frente”.

– ATUALIZAÇÃO: Criolo entra em contato com Mamão e encerra polêmica sobre suposto plágio.

A informação é da Billboard Brasil, que foi até Minas Gerais conversar com o sambista. Mesmo sendo uma faixa de 2011, nenhuma ação oficial foi movida pela EMI, detentora dos direitos.

“Sei que já teve caso de nego mover uma ação, correr atrás para ver o que é de direito. Mas, em princípio, pensei que esse cara tinha feito isso num CDzinho que não fez sucesso. Achei melhor deixar para lá. Mas tá em aberto. Vou acabar ligando para a EMI para dizer ‘corre atrás disso aí! Tem um crioulo nos roubando!’ E eles não costumam deixar por menos, não”, contou ele à matéria.

A grande dúvida é, principalmente, em relação à primeira estrofe da original da Clara, que teria servido praticamente como molde para os versos do Criolo, de acordo com o compositor. “Realmente, é escandaloso o negócio. O cara gravou como se fosse dele!”, teria dito.

Embora exista muita semelhança ao ouvir as duas versões, afirmar o plágio é uma questão para especialistas, tanto musicais quanto jurídicos. Aliás, a título de curiosidade, o rapper também já havia soltado, neste caso não-oficial, uma versão de “Cálice”, do Chico Buarque; o genial músico gostou tanto que a cantou em um show.

A verdade é que samples – pedaços do instrumental de uma música colocados em looping pra criação de um novo beat – são comuns no RAP. Não à toa, o site WhoSampled ficou tão conhecido mundialmente. Por isso, se você for se prender a “blogs e comunidades do Facebook”, como a matéria da Billboard Brasil fez, você encontrará um milhão de acusações de plágio.

Agora, cabe aos envolvidos esperar um parecer oficial, se é que a acusação caminhará a partir daqui. Nem Criolo, nem alguém da sua assessoria respondeu ao caso até o momento.

Vi na Billboard Brasil.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *