Dia da mulher: conheça as rappers que dominarão o Brasil

Atualizado em 06/01/2016

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que se originou das manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, ainda no início do século 20.

Com o tempo, as mulheres, que antes tinham direito a praticamente nada, começaram a ocupar a seu espaço na sociedade. Hoje, as coisas ainda não estão perfeitas, ainda existe muito preconceito, mas é impossível negar o “avanço”.

No RAP Brasileiro, as coisas caminham da mesma maneira. Ainda existe um predomínio masculino, mas as mulheres vem conquistando seu espaço cada vez mais. Aliás, em 2013, já vimos e poderemos ver ainda muitas com novos CDs, clipes, dominando os palcos e etc. Se há muito tempo viemos falando sobre o “ano do RAP”, talvez em 2013 seja a hora de falar do “ano do RAP feminino”.

Conheça algumas delas:

Flora Matos

Flora tem percorrido o Brasil com toda sua ginga e recentemente fez uma participação diferenciada num remix do AXL e regravou “Então Toma” para a Remixtape do Emicida. A rapper talvez seja a maior representante do atual RAP feminino e está prestes a lançar o seu segundo CD. Não à toa, foi chamada de ídolo pelo Ronaldo Fenômeno. Ela ficou bastante famosa nacionalmente a partir da música “Pretin“.

Karol Conká

Mesmo ainda preparando seu primeiro CD oficial, Conká já é considerada um dos grandes talentos do RAP Brasileiro. Recentemente, a rapper participou do “Meet the legends”, no qual cantou a música “Até amanhecer”, com Luiz Melodia. Em 2013, ela deve aparecer no filme “Jonas e a baleia”, ao lado do Criolo.

Lurdez da Luz

Lurdez já é realidade no RAP Brasileiro, já concorreu a diversos prêmios. Recentemente, lançou o clipe da música “Levante”, que foi um dos indicados ao VMB 2012.

Lívia Cruz

Lívia arrecadou dinheiro através de um crowdfunding para bancar seu CD, intitulado “Muito mais amor”, que deve sair ainda este ano. Em 2012, lançou o lindo clipe de “Não foi em vão”, escolhido como um dos melhores do ano pelo nosso site. Além disso, participou há alguns dias da “Roosevelt Improvisada“, união de algumas rappers brasileiras na praça Roosevelt, em São Paulo.

Odisseia das Flores

Uma das ótimas revelações do RAP Brasileiro em 2012, o grupo é formado por 3 mulheres. Participou da coletânea “Pretas em Ação” e, já em 2013, lançou seu CD “Palavras Voam”.

Atitude Feminina

Na rua desde 2000, o Atitude Feminina já teve algumas formações, mas hoje conta com 2 mulheres no vocal. Não só atuam na luta pelo direito das mulheres como costumam gravar músicas sobre o assunto: junto com o Renan, do grupo Inquérito, gravaram o clipe de “Mulher Guerreira”.

Stefanie

Trabalhando no seu primeiro CD solo, Stefanie também participou da Remixtape do Emicida regravando a música “Rua Augusta”. Recentemente, ela participou da música “Ladies in da house”, com a Indee Styla e o DJ Nato PK.

Drik Barbosa

Com diversas participações com MCs de peso, Drik se destacou e hoje é vista como uma ótima revelação do RAP Brasileiro, com muito potencial para ótimos trabalhos em 2013. Cria da Santa Cruz, ela esteve na Remixtape do Emicida, participando da gravação da própria “Santa Cruz”. O single “Não é mais você” é o segundo dela.

Nathy MC

Recentemente, Nathy formou o grupo Pulse 011 e lançou um EP. Solo, ela já lançou clipe “A dama e o vagabundo” com o Ogi e também participou do RAPBOX cantando a música “Na minha mão (REMIX)”.

Karol de Souza, BrisaFlow e Taty Belladona

Depois do show que deram nas rimas em “Roosevelt Improvisada“, a esperança é que seja lançada mais coisas para 2013. Aliás, Karol de Souza tem trabalho forte no lançamento de seu CD.

Yzalú

Conhecida por trazer grandes clássicos do RAP Brasileiro ao estilo “voz e violão”, Yzalú gravou seu DVD em 2012. Dois de seus grandes destaques foram a gravação da música “Mulheres Negras”, com letra do Eduardo, do Facção Central, e o clipe de “Cabeça de Nêgo”, regravação do clássico do Sabotage.

MC Gra

Com CD “O jogo só acaba quando termina” lançado em 2012, MC Gra tem tudo pra colher os frutos este ano. Já neste início do ano, ela lançou a música “Esporte criminal“, em defesa aos skatistas.

Tábata Alves

Depois de lançar seu CD em 2010, “Pra fortalecer”, a MC terminou 2012 com a música e vídeo “Pra ser real até o fim”, com participação de Rodrigo Nonato.

DeDeus

Para abrir os caminhos para o ano, Dedeus recentemente lançou a música “Philly2Brazil”, com participação do rapper americano Boogieman Dela.

3 Comentários

  1. jason
    10/03/2013
    Responder

    faltou só taz mureb!

  2. Léo Lisboa
    18/11/2016
    Responder

    Cadê Tássia Reis?

    • Guilherme Junkes
      21/11/2016
      Responder

      Publicação de março de 2013; provável que Tássia Reis tinha nem lançado “Meu rapjazz” ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *