Complexo do Alemão receberá primeira “Favela Shopping” do Brasil

Atualizado em 02/01/2014

Com investimento de 17 milhões de reais e 100% da mão de obra vindo da comunidade, a Uai, rede mineira de shoppings populares, construirá no Complexo do Alemão o primeiro shopping center em uma favela do Brasil.

A ação é idealizada por Celso Athayde, que escreveu com MV Bill o livro “Falcão – Meninos do Tráfico” e dirigiu também o documentário, e deixou a Central Única de Favelas (CUFA) para se dedicar à Fapa (Favela Participações), primeira “holding” de favelas do país, que tem a “Favela Shopping” como uma das subsidiárias.

De acordo com O Globo, o shopping “nasce como um projeto-piloto no Alemão e com a ambição de construir shoppings em favelas Brasil afora”. Ainda segundo a matéria, o compromisso de Elias Tergilene, dono da rede Uai, com Athayde é que ao menos 60% dos proprietários das lojas e franquias serão moradores da comunidade e entre os funcionários, do vendedor ao pessoal de limpeza, esse percentual será de 100%. “O objetivo é fazer a favela virar patrão. Não há paz social sem dinheiro no bolso. Temos que mudar a matriz econômica da favela. Se der certo no Alemão, vamos para o Brasil todo“, diz Tergilene.

A primeira  “Favela Shopping” pode já estar pronta em 6 meses, no Complexo do Alemão; o único empecilho é a desapropriação de uma antiga fábrica abandonada, pelo governador Sérgio Cabral. As obras se iniciarão assim que o terreno for liberado.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *