Os CDs do RAP Brasileiro mais esperados para 2013

Atualizado em 09/01/2016

Quando começa o ano, é comum imaginar quais serão os lançamentos que dominarão o cenário do RAP Brasileiro. Por mais que muitos trabalhos apareçam de surpresa, existem diversos trabalhos que já foram anunciados e são esperados com muita ansiedade.

A MTV levantou alguns lançamentos que devem vir em 2013, da “velha guarda do RAP”, como: Racionais MC’s, Edi Rock, Black Alien, Sabotage, Dexter e Helião e Ice Blue.

Nomes bem lembrados e possíveis. Mas nós, como tratamos em especial do RAP Brasileiro, vamos acrescentar alguns nomes a essa lista:

Marechal

O Dr. Dre do RAP Brasileiro no quesito “lançamento de CD” parece que finalmente vai colocar seu tão esperado disco na rua. No final de 2012, Marechal anunciou que pararia com os shows logo no começo de 2013 para se dedicar inteiramente ao lançamento de seu primeiro trabalho solo. Isso mesmo. Um dos mais respeitados rappers do Brasil ainda não possui um CD solo. Pelo menos, já sabemos o título: VVAR (“Vamos Voltar À Realidade” e também algo como WAR, que seria guerra em inglês).

MV Bill

O carioca da Cidade de Deus terminou 2012 como uma lenda viva do RAP Brasileiro deve terminar: com um lançamento que promete ser lembrado por muitos anos, caso seja esquecido em algum dia. MV já confirmou para 2013 um EP com 8 faixas e participações de Projota, RAPadura, entre outros.

Rappin’ Hood

Quando Hood anunciou aposentadoria, os fãs do RAP Brasileiro praticamente não acreditaram. Entretanto, o rapper correu em afirmar que isso só aconteceria depois da Copa do Mundo de 2014 e que tinha muitos lançamentos ainda pela frente. Um deles, confirmado pouco tempo depois, foi o CD, que deve se chamar “Homem Sujeito vol. 3”.

Marcelo D2

D2 é outro daqueles que só não lançará seu CD em 2013 por um milagre. Na verdade, o trabalho era pra ter saído já em 2012, já tem nome, “Nada pode me parar”, e teve até lista de músicas lançada, mas nada. O rapper prepara um clipe para cada uma das músicas contidas no trabalho e já colocou na rua dois deles: “Eu tenho o poder” e “Eu já sabia“. Além disso, Marcelo D2 também apresentou a inédita “Abre alas”, no VMB.

DBS e a Quadrilha

O gordão chefe vem postando em suas mídias sociais há algum tempo sobre as horas em estúdio e lembrando que seu CD está no ponto, quase pronto pra ser lançado. A verdade é que este novo disco é esperado pelo menos desde 2010, quando parecia que teríamos um novo trabalho. O último do DBS foi lançado em 2007, intitulado “O clã prossegue“.

Rael

Diferentemente de seus colegas, o CD do Rael já é uma certeza e tem data praticamente marcada. Quando o minidocumentário pra falar mais sobre o disco, produzido por Beatnick & K-Salaam, foi lançado, trouxe junto o nome da produção, ”Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração“, e sua data de lançamento: primeiro trimestre de 2013.

Slim Rimografia

Ainda não se tem muitas novidades sobre este lançamento, mas é certo que ele vem. Aliás, de acordo com postagens recentes do Slim em suas mídias sociais, parece que o nome do novo disco será “Aumenta o Volume”.

Emicida, Projota, Rashid

Os Três Temores do RAP Brasileiro parecem que vão para um ano de lançamento dos três. Se em 2012, só tivemos mixtape do Rashid, para 2013 a promessa é de um ano cheio. Emicida parece que chegou no seu ano de lançar um álbum oficial; Projota vem falando da preparação pra suas novas músicas e de sua mixtape há um tempo; Rashid já prometeu uma nova, em uma twitcam recente.

Flora Matos, Karol Conká e Lívia Cruz

Grandes representantes do RAP feminino, Flora, Conká e Lívia parecem ter querido transformar 2013 em o ano das mulheres no RAP Brasileiro. Flora tem percorrido o Brasil com toda sua ginga e recentemente fez uma participação diferenciada num remix do AXL; Karol Conká tem feito bons lançamentos desde que apareceu pro RAP Brasileiro, inclusive os sucessos “Boa noite” e “Gandaia“; Lívia Cruz arrecadou dinheiro através de um crowdfunding para bancar seu CD, intitulado “Muito mais amor”, e recentemente lançou o lindo clipe de “Não foi em vão”.

Don L

O cearense, integrante do Costa a Costa, vem fazendo lançamento atrás de lançamento e promete um 2013 recheado. Depois de clipe com muita sensualidade feminina que só a fotógrafa Autumn Sonnichsen poderia captar e música com Emicida, Don L parece que tem duas mixtapes (Caro Vapor e Vida Premium Beta) e um álbum (Vida Premium) a caminho. Esperamos que algum deles para 2013.

AXL

Com lançamento do single “O bagulho é doidão” logo no fim de 2012,  AXL deixou bem claro que para 2013 viria mais um trabalho completo. Mais do que isso, o rapper afirmou que não será apenas uma mixtape, mas sim um álbum oficial.

Haikaiss

Os jovens do Haikaiss, que já estão mais do que acostumados a lançarem CDs, prometem seu 5º para 2013. É verdade que suas produções anteriores eram de pequeno porte, mas eles conhecem o caminho. O próximo CD parece que será o mais pesado do grupo e vem sendo trabalhado há um bom tempo. É de se esperar um ótimo resultado, ainda mais depois do bem recebido clipe de “Camaleão”.

Correria

Depois do lançamento de algumas músicas e até um clipe em 2012, Correria afirma que sua mixtape já está finalizada e que em 2013 ela será oficialmente lançada. A mixtape já tem nome, será chamada de “Eu Sou Minha Banca, Eu Sou Minha Crew“.

Marcello Gugu

Você pode nunca ter ouvido falar dele, mas quem está acostumado a acompanhar a nova geração do RAP Brasileiro tem visto o ótimo trabalho do rapper. Gugu é um dos fundadores da já nacionalmente famosa Batalha do Santa Cruz e tem chegado pesado em todos sons que participa, como na música “Deus abençoe“, do ORIgame. O rapper afirma que tem preparado um disco e 2013 deve ser o ano de seu lançamento.

E tem mais…

Claro que os trabalhos citados são apenas os CDs, pois teremos ainda muitos singles, clipes e tantas outras produções que devem vir. Mais do que isso, esses são apenas os CDs que ouvimos falar, pois muita coisa pode acontecer, poderemos ter muitas surpresas. Isso sem contar que devemos ter esquecido outros nomes que vocês podem muito bem lembrar nos comentários!

2013, o ano do RAP… de novo! E aí, qual desses lançamentos é o mais aguardado por vocês?

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *